O FC Porto está na Ucrânia para defrontar o Shakhtar Donetsk, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A formação portista tem um registo positivo frente ao próximo adversário e os primeiros duelos aconteceram em 1984. Ou seja, esta é uma história com três décadas.

Os adeptos não esquecem o duplo embate de 2011/12 (vitórias do FC Porto por 2-1 em casa e 0-2 fora), mas terão maiores dificuldades em recordar os quartos-de-final da extinta Taça das Taças na época 1983/84.

A 7 de março de 1984, a equipa azul e branca bateu o Shakhtar por 3-2, com golos de Jaime Pacheco, Frasco e Jacques.


Na segunda mão, o FC Porto selou o apuramento para as meias-finais da Taça das Taças. Em solo ucraniano, Viktor Grachev garantiu uma vantagem que apuraria o Shakhtar. Porém, Mike Walsh fez o empate e decidiu a eliminatória (1-1).

«Se calhar foi o golo mais importante que fiz com a camisola do Porto. A equipa qualificou-se para as meias-finais e foi a loucura. Você não imagina», atirou Walsh ao Maisfutebol, em 2011, acrescentando. «Veja bem. Fizemos uma viagem de Donetsk para o Porto com escala em Lisboa. Quando íamos aterrar em Pedras Rubras fomos avisados pelo comandante que teríamos de voltar para trás. Porquê? A pista do aeroporto foi invadida por milhares de adeptos. E a culpa foi minha!»

A equipa orientada por António Morais caminharia para a primeira final da sua história. Afastou o Aberdeen para chegar ao jogo decisivo, onde caiu perante a Juventus (2-1).