Uma vitória frente ao Maribor garante ao Sporting que haverá vida na Europa em 2015. Fica cumprido o objetivo mínimo, o apuramento para a Liga Europa. Mas essa meta é só uma aproximação, o grande prémio é outro, assumem os leões. Sabendo que conseguir a qualificação na Liga dos Campeões é muito complicado. Não o diz apenas a situação num grupo muito embrulhado, mas também a história. Esta é a sexta presença dos leões nesta fase da Liga dos Campeões e apenas uma vez conseguiram apurar-se.

Siga o Sporting.Maribor EM DIRETO, às 19h45.

O Sporting até já foi eliminado chegando a esta fase com mais pontos do que agora. Aconteceu em 2006/07, quando tinha cinco pontos à entrada para a quinta jornada, antes de perder os últimos dois jogos. Em 2008/09, quando se qualificou para os oitavos de final, tinha nove pontos no final da quarta ronda. Acabou com 12, em segundo lugar no grupo, antes da eliminatória com o Bayern Munique, que terminou com duas derrotas por números muito pesados. Em 2007/08, com os mesmos pontos à 4ª jornada, o Sporting, também de Paulo Bento, foi terceiro e seguiu para a Liga Europa.

As presenças anteriores do Sporting na Liga dos Campeões:

1997/98: 4 pontos após a 4ª jornada; eliminado como terceiro no grupo, com 7 pontos
2000/01: 1 ponto após a 4ª jornada (1ª fase de grupos); eliminado como último no grupo, com 2 pontos
2006/07: 5 pontos após a 4ª jornada; eliminado como último no grupo, com 5 pontos
2007/08: 4 pontos após a 4ª jornada; eliminado como terceiro no grupo, com 7 pontos; seguiu para a Taça UEFA, onde chegou aos quartos de final
2008/09: 9 pontos após a 4ª jornada; apurado como segundo no grupo, com 12 pontos; eliminado nos oitavos de final pelo Bayern Munique

O mau arranque na edição deste ano complicou muito as contas, já se sabe (pode ver aqui as probabilidades estatísticas de apuramento com um arranque semelhante ao dos leões). A vitória caseira sobre o Schalke, na quarta jornada, reacendeu as esperanças dos leões, mas a situação não deixa de ser complicada. É um jogo para gente grande, assumiu Marco Silva, sem problemas em aceitar a pressão do momento. Pressão essa que já tinha sido reforçada por Zlatko Zahovic, diretor desportivo do Maribor e raposa velha nestas andanças. 

Depois da paragem na Liga e da eliminatória de Taça de Portugal frente ao Sp. Espinho, ultrapassada tranquilamente e com oportunidade para dar descanso a alguns dos jogadores mais utilizados esta época, o Sporting entra agora numa fase crucial da temporada. E a primeira paragem é precisamente este encontro frente ao Maribor. Sabendo que uma derrota representará desde já o adeus à Champions e colocará em sério risco o futuro na Europa.

Se falamos de história, há outro dado que pode dar alento aos leões. No plano europeu, Alvalade tem sido a reserva moral da equipa. Em 18 encontros, desde 2010/11, só perdeu um. Foi precisamente esta temporada, na receção ao Chelsea. De resto, venceu 14 e empatou três.

A derrota anterior tinha sido frente ao Brondby, na primeira mão do play-off para a Liga Europa de 2010/11: antes da vitória por 3-0 na Dinamarca que garantiu a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Para uma equipa abaixo das expectativas na Liga, no oitavo lugar e com seis pontos perdidos em cinco partidas jogadas em casa, esta solidez caseira na Europa pode ser uma boa referência de motivação.

Para poder prolongar a série, o Sporting precisa de se mostrar mais sólido do que tem sido até agora. Oito golos sofridos em quatro jogos na Liga dos Campeões, num total de 19 em 16 jogos oficiais esta época, não são tranquilizadores para Marco Silva. 

A forma como aconteceram alguns deles, nos minutos finais, reforçam a ideia. Foi assim precisamente na visita ao Maribor, em meados de setembro, para a primeira jornada, quando um golo do jovem Luka Zahovic (filho de Zlatko Zahovic, nascido em Portugal e que foi por sinal o jogador escolhido pelos eslovenos para a conferência de imprensa em Alvalade antes do jogo) tirou os três pontos aos leões. Marco Silva falou disso, diz que a equipa está agora «mais preparada» do que há dois meses. 

A propósito da defesa e do erro de Maribor, o treinador não quis de resto abrir o jogo sobre qual será a dupla de centrais nesta terça-feira em Alvalade. Paulo Oliveira está recuperado de lesão e deve ser titular, a questão é se terá ao lado Naby Sarr ou Maurício, de volta depois de ter cumprido castigo na ronda quatro, por causa da expulsão em Gelsenkirchen, mas em risco de suspensão por cartões amarelos.

Equipas prováveis:

Sporting



Outros convocados: Marcelo Boeck; Maurício, Jonathan; André Martins, Rosell; Montero, Capel, Tanaka, Mané

Maribor




Outros convocados: Cotman, Obradovic; Arghus, Zivko, Mejac; Pusaver, Dervisevic, Mertelj, Ndiaye, Bohar; Zahovic, Biton