O Sporting ultima nesta altura uma reclamação da atuação de Duarte Gomes, no dérbi com o Benfica, para enviar para Comissão de Análise do Conselho de Arbitragem.

A referida reclamação será suportada por prova de vídeo e evidenciará os erros que, na ótica do Sporting, o árbitro cometeu durante o encontro em prejuízo da formação leonina.

De acordo com o artigo 91º do Regulamento de Arbitragem da Federação, «os clubes podem denunciar à Secção Profissional ou Não profissional a existência de arbitragem incorreta, no prazo de 5 (cinco) dias após o jogo, podendo fazer uso de suporte de imagem em DVD, com base na gravação integral do jogo».

Ora o quinto dia após o jogo é já esta quinta-feira, pelo que tudo indica que será esse o prazo que o Sporting tem de cumprir.

Refira-se que nesta altura o clube leonino ainda aguarda pelos relatórios do árbitro e do observador do árbitro. O pedido de acesso aos dois relatórios deu entrada segunda-feira nos serviços da Federação Portuguesa de Futebol, mas nesta altura o Sporting está à está à espera de receber apenas o relatório do árbitro: o clube calcula que a Federação lhe vai negar o relatório do observador ao abrigo das últimas recomendações da UEFA.

Se a Comissão de Análise do Conselho de Arbitragem, que é formada por sete ex-árbitros, der razão a alguns dos pontos apresentados pelo Sporting na reclamação da arbitragem, a nota de Duarte Gomes pode descer. O que já aconteceu, disse fonte do clube à Agência Lusa, por exemplo na época passada, também após um dérbi com o Benfica arbitrado por João Capela.

Refira-se a esse propósito que também Duarte Gomes pode apresentar uma reclamação da nota do observador, se não concordar com a nota: de acordo com o artigo 90º do mesmo regulamento, o árbitro (ou algum dos seus assistentes) tem três dias úteis para o fazer, após ter conhecimento do relatório.

De acordo com o que foi possível saber, Duarte Gomes teve conhecimento do relatório do observador na passada terça-feira.

Nesta altura, o árbitro do dérbi está na Grécia, integrado na equipa de Pedro Proença que vai dirigir o primeiro jogo do play-off de acesso ao Mundial 2014 entre a Grécia e a Roménia.

Este tipo de reclamação de árbitros, assistentes e clubes é relativamente comum e já aconteceu esta temporada. Na época passada, de resto, foram largas dezenas de reclamações que deram entrada nos serviços federativos.

Castigos do dérbi conhecidos na sexta-feira

Enquanto isso há também algum interesse para conhecer que castigos sairão do dérbi do passado sábado: a secção não profissional da Comissão de Disciplina reúne na próxima sexta-feira, dia em que serão divulgados os castigos que sairão dos jogos da Taça de Portugal.

Recorde-se que, para além de Marcos Rojo, também Wilson Eduardo foi expulso, já após o apito final, por desrespeito ao árbitro Duarte Gomes, havendo ainda curiosidade para saber se a forma mais ríspida como Bruno de Carvalho se dirigiu ao árbitro no final do jogo merecerá alguma punição.