A Suécia entrou de prego a fundo na fase final do Europeu de sub-21, goleando a Bielorrússia (5-1) no primeiro jogo do Grupo A. O goleador Marcus Berg, do Groningen, confirmou os prognósticos que o anunciavam como uma das estrelas a seguir com atenção, conseguindo um hat-trick que o deixa destacado na liderança dos melhores marcadores.
O domínio sueco manifestou-se desde os primeiros minutos, mas contra toda a lógica foi a Bielorrússia a abrir o marcador, num grande golo de Kislyak, aos 33 minutos. A reacção sueca não se fez esperar, e no minuto seguinte o médio Rasmus Elm, presença habitual na selecção principal, assinalou o seu regresso aos sub-21 com um golo de fora da área, que beneficiou de um ressalto para trair o guarda-redes Chesnovskyi.
A tarde inspirada do goleador Marcus Berg manifestou-se a partir dos 38 minutos, com um slalom por entre os defesas concluído com um remate rasteiro. Ainda antes do intervalo, Berg acabou com as dúvidas acerca do vencedor, concluindo com um vistoso vólei uma abertura de Toivonen.
Com dois golos de vantagem, a Suécia abrandou o ritmo, mantendo o controlo do jogo. Só nos minutos finais a sua superioridade se traduziu em mais golos, com Berg a completar o hat-trick (81 m) num chapéu ao guarda-redes e com Svensson a fechar a tarde com um golaço de fora da área (5-1), acentuando a punição severa para os bielorrussos.
O segundo jogo do grupo A realiza-se ainda esta terça-feira, entre Itália e Sérvia, com o português Pedro Proença como árbitro designado pela UEFA.