Um dia depois do acidente que sofreu na Praia do Norte, na Nazaré, quando tentava surfar uma onda gigante, Maya Gabeira manifestou-se emocionada com os elogios de Garrett McNamara, que considera a brasileira «a mulher mais resistente na água».

«A Maya Gabeira é a mulher mais resistente na água que eu testemunhei. Ela apanhou uma das maiores ondas do dia. Apanhou a batida mais difícil que eu já vi um homem ou mulher, em qualquer ponto do oceano, e chegou perto da costa por si. O que aconteceu depois foi terrível, mas isso só mostra o quão forte ela é e o quão arduamente treinou», escreveu o havaiano no Instagram.

McNamara acrescentou que os acontecimentos da passada segunda-feira foram «uma enorme infelicidade» realçando que «a preparação é tudo».

Na resposta, Maya Gabeira assumiu a emoção com as palavras do surfista havaiano: «Esta mensagem fez com que as lágrimas caíssem pela minha cara». A brasileira agradeceu as palavras de apoio que tem recebido e garante que fez «o melhor para sobreviver», afirmando que «o resto de uma equipa fantástica» a manteve viva.

«Agora vou descansar, mas em breve vou regressar! Obrigado novamente, as tuas palavras gentis significam o mundo para mim», escreveu Maya Gabeira.

A surfista fraturou o perónio direito na passada segunda-feira, quando tentava surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré. Gabeira ficou inanimada e foi depois socorrida. Pouco depois, Carlos Burle e Andrew Cotton surfaram as maiores ondas do dia, que estão a ser equiparadas à surfada por Garett McNamara a 28 de janeiro deste ano.