O Benfica-Sp. Braga não é só o jogo de maior cartaz dos oitavos de final da Taça de Portugal, é também um clássico dos últimos anos, sendo um dos embates mais repetidos desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico dos encarnados: este será o 16º cruzamento entre os dois clubes desde a temporada 2009/10.

E se o saldo é favorável ao Benfica (8 vitórias encarnadas, 3 empates e 4 vitórias arsenalistas) não deixa de ser verdade que o Sp. Braga já provocou desgostos aos encarnados em provas a eliminar: na meia-final da Liga Europa, em 2010/11, e também na meia-final da Taça da Liga de 2012/13, que o Sp. Braga, então orientado por José Peseiro, acabaria por conquistar depois de afastar o Benfica (0-0 e 3-2 no desempate por grandes penalidades). Já com Sérgio Conceição ao comando, o Sp. Braga foi, nesta época, a única equipa portuguesa a bater o Benfica em provas nacionais, impondo-se por 2-1 no estádio Axa.

No que se refere a jogos em que o Benfica é visitado, aí a vantagem encarnada é esmagadora: a única vitória do Sp. Braga em casa das águias já tem 60 anos, e teve como palco o estádio nacional, no Jamor, já que ocorreu ainda antes da inauguração do primeiro estádio da Luz. Com Jorge Jesus como treinador, o Benfica venceu seis dos sete confrontos caseiros com o Sp. Braga, cedendo uma igualdade (2-2) na primeira jornada da Liga 2012/13.

Em todas as edições da Taça de Portugal, o Benfica venceu os quatro jogos em que recebeu o Sp. Braga, enquanto os minhotos bateram os encarnados em quatro ocasiões, mas sempre com jogos em Braga. Contando as eliminatórias a duas mãos, o saldo é equilibrado: quatro apuramentos para cada lado.

Os jogos dos oitavos-de-final da Taça estão marcados para 17 de dezembro, uma quarta-feira. Para o Benfica, o embate com os minhotos segue-se à visita ao Dragão, a contar para a Liga, que está marcada para dia 14. A seguir, os encarnados recebem o Gil Vicente. Quanto ao Sp. Braga, visita a Luz entre uma viagem ao Restelo (dia 14) e a receção ao Paços de Ferreira (21).