Gregory Garza chegou ao Sporting em 2008. Saiu de Alvalade como bicampeão nacional de juniores (venceu dois títulos em três), sem que isso tenha justificado um contrato profissional com os leões. Agora, representa o Estoril e estará dividido no embate da Taça de Portugal.

Em conversa com o Maisfutebol, o jovem norte-americano lembra que apenas quatro leõezinhos ficaram no clube de Alvalade. «Dos 16 ou 17 juniores de segundo ano, apesar de termos sido campeões, só ficaram quatro: Cédric Soares (ficou no plantel principal), Nuno Reis e Renato Neto (emprestados ao Cercle Brugge da Bélgica) e Amido Baldé (cedido ao Santa Clara).»

Sporting: três leõezinhos a brilhar na Liga belga

«É algo estranho, mas fizemos a nossa parte, fomos campeões. O Costinha e os directores falaram connosco e disseram que não iríamos ficar, mas desejaram-nos boa sorte», explica Garza.

Recrutado como médio ofensivo, Gregory Garza recuou para lateral esquerdo em Portugal e tenta agora encontrar o seu espaço no Estoril. «Não devo jogar na Taça, cheguei tarde ao Estoril e ainda me estou a adaptar. Mas quero continuar a mostrar o meu valor na Europa. Sou sportinguista desde que cheguei a Portugal e vou estar dividido, mas como tenho de ser profissional, torcerei um pouco mais pelo Estoril», remata.

Do basebol ao futebol no Brasil

Garza cresceu nos Estados Unidos da América e acabou por apaixonar-se pelo futebol. «Ainda joguei basebol, que é mais popular no país. Até jogava bem, mas um tive de escolher aos 11 anos e um treinador disse-me que teria futuro no futebol. Depois, tive a oportunidade de ir para o Brasil, ainda voltei ao meu país e agora estou aqui», relata o esquerdino.

«Fui para o Brasil e estive nos infantis do São Paulo. Como meu pai é mexicano, falava espanhol mas tive de aprender português», recorda Gregory Garza, que despontou num Mundial de sub-17, em 2007, chamado a atenção do Sporting.

Chegou a Portugal em 2008, para duas temporadas nos juniores leoninos. No final da segunda, apesar de ter contribuído para a conquista do título nacional da categoria, recebeu guia de marcha. Ele e mais uma dúzia de promessas. Saiu como bicampeão, mas sem ressentimentos, garante.