João Sousa voltou a ter um dia em grande. O tenista português qualificou-se este sábado para a final do torneio de Kuala Lumpur, depois de vencer o austríaco Jurge Melzer, quarto cabeça de série, por 6-4, 3-6 e 6-4.

Em dois dias, o português consegue dois grandes feitos para o ténis luso. Na sexta-feira, recorde-se, João Sousa já tinha tido uma das maiores vitórias nacionais na modalidade, ao afastar o número quatro mundial e primeiro cabeça de série do torneio de Kuala Lumpur, o espanhol David Ferrer.

A vitória deste sábado foi conseguida sobre o número 26 do mundo em pouco mais de duas horas.

O português vai agora defrontar na final, agendada para este domingo, o vencedor do encontro entre o suíço Stanislas Wawrinka, segundo cabeça de série e vencedor do Portugal Open, e o francês Julein Benneteau.

João Sousa, de 24 anos, tornou-se assim o primeiro português a atingir uma final de um torneio do circuito ATP em piso rápido, imitando o feito de Frederico Gil, que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open.

Com esta prestação, o tenista garantiu cerca de 61.500 euros e 150 pontos para o ranking mundial, que lhe vão permitir melhorar a sua melhor posição de sempre, que atingiu esta semana: número 77 do mundo.