A Belenenses SAD anunciou esta sexta-feira que vai deixar de usar a Cruz de Cristo como símbolo do clube na sequência da decisão do Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa (TIP).

A Sociedade liderada por Rui Pedro Soares tinha recorrido da decisão, alegando que era ilegal e que não era clara a propósito da autorização para a SAD continuar a usar ou não a cruz de Cristo, mas o TIP reiterou a proibição do uso do símbolo.

«No entendimento da Belenenses SAD, a sentença do TIP de 29 de outubro coleciona erros clamorosos, inconcebíveis e inadmissíveis. Todavia, como o respeito pelas decisões judiciais – mesmo as injustas – é um princípio essencial para a Belenenses SAD, no mais curto prazo possível a equipa de futebol do Belenenses deixará de usar a Cruz de Cristo, voltando a usá-la quando a iníqua sentença do TIP, que proibiu a equipa de futebol profissional do Belenenses de usar os símbolos que usa há 99 anos, for revogada», disse a SAD em comunicado, adiantando que «o recurso subirá agora ao Tribunal da Relação».

Para a Belenenses SAD, «não está em causa se a Cruz de Cristo é ou não é um símbolo do CFB; claro que é; está em causa saber se o CFB tem direito a impedir seja quem for de usar a Cruz de Cristo como símbolo – hoje a sua SAD, amanhã, quem sabe, a Força Aérea ou as outras equipas de futebol que a usam».

Leia o comunicado da Belenenses SAD na íntegra: