Embora esteja prestes a festejar o 130º aniversário, é com a experiência de Alberto Bastos Lopes que o 1º de Dezembro conta, para bater o pé ao Sp. Braga, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Para além de ter sido jogador do Benfica e do próprio emblema minhoto, o treinador da formação sintrense já conseguiu com que uma equipa da 3ª divisão eliminasse um adversário do escalão principal.

Foi na época 1992/93. Na segunda época aos comandos do Odivelas, primeiro clube que treinou, Bastos Lopes afastou o Salgueiros na 5ª eliminatória da Taça de Portugal (1-0). Cerca de dezoito anos depois, procura repetir o feito. «Sabemos que vai ser difícil. Não se pode comparar o poderio das equipas, mas tudo faremos para dignificar a camisola e dificultar a tarefa ao Sp. Braga. É uma equipa recheada de bons jogadores, bem orientada, mas por vezes as surpresas acontecem. Alguns resultados do passado fazem pensar isso mesmo. Eu próprio eliminei o Salgueiros de Filipovic, quando estava no Odivelas. São jogos assim que nos fazem sonhar», recorda.

A organização da equipa tem natural importância, mas o treinador do 1º de Dezembro entende que «a melhor táctica será não cometer erros», acrescentando que «o Sp. Braga sabe que as coisas vão complicar-se se não marcarem cedo». Dar ânimo aos jogadores será o mais fácil. «Vão ter pela frente alguns jogadores que estão habituados a ver pela televisão, ou no estádio. Alguns dos meus jogadores estiveram na Luz, a ver o Benfica-Sp. Braga.»

O jogo deste domingo (16h) será disputado em piso sintético, e os jogadores do Sp. Braga não estão habituados a essa realidade, mas Bastos Lopes não acredita que isso crie problemas: «O nosso campo é bom. É de uma geração recente. Dá para jogar à bola, embora também tenha sido profissional e reconheça que relva é relva.»

O clube de São Pedro de Sintra vai viver um dia especial, neste domingo, pelo que o treinador decidiu convocar todo o plantel. O «onze» deve ser o seguinte: Miguel Aleixo; Tó Branco, Ronyeel, Sérgio Nunes, Mamadu; Monteiro, Ricardo Cunha, Gil; Anastácio, Ricardo Pereira e Ricardinho.