Fernando Idalécio Martins tomou conta das manchetes noticiosas ao ser escolhido para arbitrar o problemático Beira Mar-Sporting. Elemento dos quadros da arbitragem da AF aveiro, o juiz aproveitou a escusa de João Ferreira e acabou por ser um dos melhores em campo, quiçá o melhor.

A «mais gratificante experiência profissional» na carreira de Fernando Martins chegou acompanhada por 1188 euros. É esse o valor que a Liga paga a todos os árbitros principais encarregues de ajuizar um duelo relativo ao escalão maior da Liga. «Disseram-me que ia receber isso, sim», confirma ao Maisfutebol, já habituado à súbita curiosidade da comunicação social.

Num jogo da distrital de Aveiro, este árbitro aufere 60 euros. Ora, num cálculo simples podemos chegar a uma conclusão interessante. Naqueles 90 minutos em Aveiro, Fernando Idalécio Martins garantiu um valor equivalente ao que receberia em 20 jogos dos campeonatos distritais. Uma espécie de lotaria, pois.

Fernando Idalécio: «Tive recepção fantástica»

«Mais do que o dinheiro, estou feliz pela oportunidade», insiste em dizer, relativizando o pormenor supracitado.

Pedro Henriques, antigo árbitro e comentador do Maisfutebol na TVI24 ajuda-nos a perceber de que forma são os juízes remunerados pela Liga. «Agora deixou-se de pagar quilómetros. Cada equipa de arbitragem tem um motorista e um automóvel à disposição», explica.

«Só no caso de o árbitro estar muito deslocado e necessitar de utilizar a viatura própria até se encontrar com o motorista da Liga, é que esses quilómetros são pagos. Actualmente o valor global é igual para todos os jogos: 1188 euros para o árbitro principal», confirma.

As refeições e os hotéis, caso seja necessária a sua aplicação, saem também da tesouraria da Liga. «Creio que no exemplo do senhor Fernando Idalécio isso não foi necessário, pois ele era da zona e já estava, inclusivamente, no estádio.»

Em resumo, Fernando Idalécio Martins auferirá uma verba muito apreciável, 20 vezes superior à que contabiliza num qualquer pelado dos distritais. Mais um motivo para o juiz considerar «inesquecível» a sua experiência no domingo passado.