O Tribunal da Relação do Porto, através do acórdão, confirmou esta quarta-feira a pena de 25 meses de prisão, com pena suspensa, para o adepto do Benfica que fez rebentar um petardo no derby diante do Porto, realizado no Estádio do Dragão, em Maio de 2010.

O engenho pirotécnico foi arremessado em direcção aos adeptos do F.C. Porto tendo rebentado «com grande estrondo», sem no entanto ter «provocado qualquer dano físico», é mencionado no acórdão a que a Agência Lusa teve acesso.

O infractor, de 21 anos, estudante de Relações Internacionais, agrediu ainda um polícia com dois pontapés quando interpelado pela PSP no sentido de ser identificado. O arguido confessou os actos, pese embora afirmasse que «teria agido sem consciência da ilicitude, ao não saber que o que tinha na mão era um petardo explosivo».

Foi-lhe aplicada uma pena de 25 meses: três meses por prática de crime de ofensa à integridade física qualificada e dois anos por crime de detenção de arma proibida. Em cúmulo jurídico perfez-se então os 25 meses se prisão com pena suspensa.

Os factos remontam a 2 de Maio de 2010, em jogo a contar para a penúltima jornada da Liga Sagres. O FC Porto venceu o Benfica por 3-1.