O FC Porto juntou-se ao lote das equipas apuradas para os oitavos de final a Liga dos Campeões quando ficou completa, nesta quarta-feira, a 4ª jornada da fase de grupos. Mas esta 4ª ronda fica também marcada pelas vitórias das três equipas portuguesas na mesma jornada, pois, além dos dragões, também o Sporting ganhou na noite que passou e o Benfica tinha vencido na véspera - leões e águias em estreia a ganhar nesta edição.

O triunfo na mesma jornada das três equipas portuguesas em ação na Champions era algo que não acontecia desde 2007. Na altura, O FC Porto venceu em casa o Besiktas (2-0), o Sporting bateu o D. Kiev em Alvalade (3-0) e o Benfica foi ganhar a casa do Shakhtar (2-1).

Entre outros registos a assinalar, a noite desta quarta-feira fica também marcada pelos dois golos de Lionel Messi que colocam o argentino ao lado de Raúl González como os melhores marcadores de sempre da Liga dos Campeões: Messi e Raúl são recordistas com 71 golos.
 


À 4ª jornada da Liga dos Campeões 2014/15, além do FC Porto – e do Real Madrid e do B. Dortmund, na véspera – também o Bayern Munique, o PSG e o Barcelona garantiram já o apuramento para os oitavos de final.

Recorde o Sporting-Schalke 04

Recorde o Ath. Bilbao-FC Porto

Grupo E

Manchester City-CSKA Moscovo, 1-2

Bayern Munique-Roma, 2-0


O Bayern Munique cumpriu de forma tranquila o que já se esperava: ganhou à Roma, garantiu o apuramento e também o primeiro lugar do grupo. Os alemães eram a única equipa nesta quarta-feira a poder fazer o pleno de vitórias em quatro jogos (como Real Madrid e B. Dortmund tinham feito na véspera); e fizeram-no.

No resto do grupo, as contas ficaram mais baralhadas com o triunfo do CSKA Moscovo em Manchester. Os russos colaram-se à Roma no segundo lugar e o City – culminando o desaire reduzido a nove jogadores em casa – acabou por cair destacado para o último lugar.

Grupo F

PSG-APOEL, 1-0

Ajax-Barcelona, 0-2

No jogo desta ronda com mais portugueses em campo, o APOEL de Mário Sérgio, Tiago Gomes e Nuno Morais saiu derrotado de Paris por um golo de diferença e esse foi um resultado que bastou ao PSG para garantir os três pontos que lhe dão o apuramento. Assim como o Barcelona também se colocou nos «oitavos» com um triunfo sobre o Ajax.

O jogo de Amesterdão voltou a colocar Xavi Hernández com os mesmos jogos de Iker Casillas na Liga dos Campeões (144) – como também já se podia prever na véspera –, mas o recorde mais significativo foi o (já referido) de Messi – marcador dos dois golos do jogo.

O argentino igualou Cristiano Ronaldo com um golo de cabeça (marcou o 70º – com 90 jogos na Champions) e, já na segunda parte, passou o português e igualou Raúl como melhor marcador absoluto da competição (excluindo pré-eliminatórias), marcando o seu golo nº71 na prova.

Com PSG e Barça apurados, Ajax e APOEL vão lutar entre si para ver quem seguirá para a Liga Europa.

Grupo G

Sporting-Schalke 04, 4-2

Maribor-Chelsea, 1-1

A vitória do Sporting frente ao Schalke não só deu aos leões a desforra do jogo de há quinze dias na Alemanha como também lhes deu novo fôlego no grupo recolocando a equipa de Marco Silva no meio da luta pelo apuramento.

O Sporting deixou o último lugar do grupo em que todas as equipas podem ainda conseguir o apuramento. Com a vitória dos leões, o Chelsea deixou de poder apurar-se já nesta 4ª jornada, mas a equipa de José Mourinho nem sequer conseguiu sair da Eslováquia com mais do que um empate.

Grupo H

Shakhtar Donetsk-BATE Borisov, 5-0

Athletic Bilbao-FC Porto, 0-2

O FC Porto garantiu a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões à 4ª jornada pela quarta vez: antes, tinha sido nas épocas 1996/97, 2009/10 e 2012/13 [como pôde ler na edição anterior da MF Total]. O apuramento desta quarta-feira foi conseguido com um triunfo conclusivo em Bilbau e beneficiando também do triunfo do Shakhtar.

A equipa ucraniana ainda ameaça o primeiro lugar do grupo que os dragões estão perto de conseguir, mas também ainda pode ser (matematicamente) ultrapassada pelo BATE que venceu nesta jornada.

E o Shakhtar voltou a aplicar nova goleada aos bielorrussos; e também novamente com Luiz Adriano em grande destaque. O brasileiro, desta vez, marcou três golos, depois dos cinco que já tinha conseguido ao mesmo BATE na ronda anterior.

Foram oito golos de Luiz Adriano ao mesmo adversário em dois jogos consecutivos; com o brasileiro a igualar Messi e Mario Gomez na obtenção de dois hat-tricks na mesma edição da Champions.

Recorde os jogos de terça-feira:

Grupo A

Malmö-At. Madrid, 0-2

Juvntus-Olympiakos, 3-2

Grupo B

Real Madrid-Liverpool, 1-0

Basileia-Ludogorets, 4-0

Grupo C

Zenit-Bayer Leverkusen, 1-2

Benfica-Monaco, 1-0

Grupo D

Borussia Dortmund-Galatasaray, 4-1

Arsenal-Anderlecht, 3-3