Tudo na mesma no topo da Liga depois de concluída a última jornada antes do clássico que está marcado para a próxima semana para o Estádio da Luz. Com mais ou menos dificuldade, os candidatos ao título ultrapassaram os respetivos adversários e mantiveram as diferenças na classificação. Apenas uma diferença que pode vir a ter influência no clássico: Vítor Pereira perdeu James, enquanto Jesus recuperou Gaitán. Para os lados de Alvalade, também nada mudou e os leões somaram mais uma derrota diante do sensacional Paços.

A equipa da jornada: Paços em maioria e uma nota máxima

Uma jornada atípica, disputada em apenas dois dias, no fim de semana, com cinco jogos no sábado e outros três no domingo, mas pobrezinha em golos, apenas dezasseis, seis deles no mesmo jogo, no triunfo da Académica sobre o V. Setúbal (4-2).

A figura da jornada: o «estudante voador»

A ronda arrancou com com um empate sem golos entre Gil Vicente e Vitória, um derby frio, sem o fulgor de outros tempos. À mesma hora a primeira surpresa da ronda, com o Olhanense a arrancar três pontos em Vila do Conde. Um resultado que não é assim tão estranho porque os registos já diziam que os algarvios venceram sempre no Estádio dos Arcos em jogos do primeiro escalão. Mais tarde, em Coimbra, a Académica batia o V. Setúbal por 4-2, graças à inspiração de Edinho. Ou melhor, graças à elevação do avançado que decidiu o jogo com um inédito «hat-trick» de cabeça.

Entretanto, em Alvalade o Sporting prosseguiu no seu martírio em que nada lhe sai bem. Nem mesmo diante de um P. Ferreira menos inspirado, os leões de Vercauteren conseguiram levantar a cabeça. Capel ainda atirou ao poste, mas o que contou para o resultado foi o golo de Hurtado, em cima do intervalo que, mais uma vez, deixou a nu a incapacidade do Sporting nos processos defensivos.

A frase da jornada: a irritação de Vítor Pereira

Pela noite, ainda no sábado, o F.C. Porto garantiu o essencial diante do Nacional (1-0), mas perdeu James Rodríguez para o clássico. Num jogo menos inspirado, Jackson, com o seu 11º golo na Liga, garantiu os três pontos, mas Vítor Pereira não tinha motivos para estar totalmente satisfeito. James tinha saído lesionado e, esta segunda-feira, ficaram confirmadas as suspeitas iniciais: uma rotura muscular que deixa o colombiano definitivamente fora do clássico.

Já no domingo, o Beira Mar foi à Madeira impor um empate ao Marítimo (1-1), enquanto o Sp. Braga teve de suar para se desembaraçar de um atrevido Moreirense (1-0).

O momento da jornada: o calcanhar de Gaitán

O fecho da jornada estava marcado para a Amoreira, onde o Estoril recebeu o Benfica com lotação esgotada. A equipa de Marco Silva ainda ofereceu boa réplica, mas caiu de joelhos depois do fabuloso golo de calcanhar do recuperado Nico Gaitán. Lima e Salvio deram depois expressão a mais uma manifestação do poderio ofensivo da equipa da Luz que parece estar bem calibrada para o clássico da próxima semana.