O International Board prevê que a introdução da nova tecnologia que permite averiguar se uma bola transpôs totalmente a linha de golo só possa ser utilizada em 2013. O organismo responsável pelas leis do futebol continua a testar nove sistemas que merecerão resposta definitiva em Julho do próximo ano.

«Será tarde de mais para avançar logo para a época de 2012/13. Penso que na temporada seguinte já haverá um período suficiente para todas as ligas que queiram adoptar o novo sistema auxiliar», explicou Alex Home, um dos membros do International Board à «Associated Press».

A liga inglesa já manifestou vontade de introduzir esta tecnologia assim que esteja regulamentada. Em Março já deverá haver uma filtragem entre os nove sistemas que estão a ser testados. «A partir daí poderemos definir com mais precisão se este tipo de tecnologia permite 90, 99 ou mesmo 100 por cento de precisão», explicou o dirigente. Faltará testar o sistema nas diferentes condições atmosféricas.

O mercado poderá ser «aberto» e não monopolizado por um sistema. «Todos os que cumprirem os critérios, poderão passar a ficar disponíveis no mercado», concluiu Alex Home.