VITINHA, LUDOGORETS RAZGRAD (BULGÁRIA)
«Olá a todos, mais uma vez.
Estou novamente por cá para vos contar como foram as mesmas férias e o arranque da pré-época de inverno.
Todos os jogadores que estão fora do país chegam a uma altura em que começam a contar os dias para ir de férias, ver a família e amigos, mas infelizmente este ano tive uma grande surpresa: a chuva!
Foi um grande azar. Em 21 dias de férias em Portugal, apanhei chuva em 19 deles. Nos outros dois, consegui apanhar um pouco de sol mas tive de sair da minha cidade, Guimarães, e ir até ao Gerês para ter outro clima,
Foram 21 dias, três semanas, que serviram para rever amigos com que não estava há algum tempo. 21 dias para matar saudades e para recarregar baterias, tendo em vista a segunda metade da época.
Com o tempo que estava, não dava para andar ao ar livre. Por isso, só me restava visitar outros locais protegidos e claro, ir ao tasquinho do Berto da Fonte do Santo para jogar uma cartas com os ‘conquistadores’. É lá que nos encontramos, os amigos do costume, e quando estamos com amigos ou família o tempo passa sempre bem.
Seguiu-se o natal e o ano novo, as prendinhas e as alegrias, algo saboroso mas quando chega o 25 de dezembro já sinto que falta pouco para acabar. Lá temos de voltar para longe de aqueles que amamos. Enfim, todas as profissões requerem sacrifícios e nós não somos mais que ninguém!
Regressei então ao trabalho no Ludogorets. Como na Bulgária costuma nevar muito, o campeonato fica parado durante bastante tempo e fazemos a segunda pré-época da temporada.
Fizemos então os testes médicos e depois…a tal parte física, aquela que ninguém aprecia muito mas que todos sabemos ser importante. Temos um bom grupo, como se fosse uma família, portanto as brincadeiras no balneário fazem com que esta parte fique mais fácil e tenhamos um sorriso na cara.
Este ano viemos para a Turquia e aqui ficaremos a fazer a pré-época até dia 30 de janeiro. Durante este tempo, teremos vários jogos amigáveis. Na quarta-feira, por exemplo, jogámos contra o Rubin Kazan e empatámos 1-1.
Depois deste estágio, há tempo para duas folgas e segue-se a viagem para Espanha. Mais doze dias de trabalho.
Fica uma curiosidade. O meu aniversário celebra-se a 11 de fevereiro e estarei em estágio, em Espanha, nessa altura. Estou há quase oito anos no estrangeiro e tem sido sempre assim, a comemorar aniversários durante o estágio de inverno.
A equipa regressará à Bulgária, onde temos jogo no dia 15 para o campeonato, e logo depois iremos para Roma. Vamos disputar mais a eliminatória da Liga Europa frente à Lazio, estamos a fazer uma boa campanha e Deus queira que assim continue.
Vamos ao trabalho! Muita saúde, paz e alegria para vocês. Continuarei por cá, como os outros jogadores, para contar mais histórias e curiosidades de quem está longe de Portugal mas que tem o seu acompanhamento no Maisfutebol.
Um abraço a todos,
Vitinha»
RELACIONADOS
Dez dias a correr na montanha com o Sensei e sem ver a bola
Marco e Flávio Paixão: reencontro de irmãos no Slask Wroclaw
Férias em Lourosa e fogo de artifício para croatas na Bósnia
Um português em Montreal: três tempestades em nome do soccer
Café e nevoeiro no arranque de um desafio aliciante na Hungria
Um benfiquista (e portistas de ocasião) a vibrar com o clássico na Amazónia
Bruno Carvalho: o elo de ligação com os adeptos na Bélgica