O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

ANDRÉ MARTINS, TAMPINES ROVERS (SINGAPURA)

«Olá a todos os leitores.

Escrevo como campeão de Singapura! O título foi confirmado a 20 de outubro, após a derrota do segundo classificado. O nosso jogo era apenas no dia seguinte. Nós festejámos logo após o fim do jogo do nosso maior opositor.

Nós, os portugueses (o Vitor Ladeiras e o Diogo Caramelo também jogar aqui no Tampines Rovers), festejámos em nossa casa e com as nossas famílias através do Skype e do Facebook

No dia seguinte estávamos focados em vencer o jogo e por isso não houve muita celebração. Neste sábado, houve a entrega da taça e das medalhas de campeões nacionais de Singapura. Foi uma enorme festa, com muita gente a assistir ao jogo e a evento de celebração.

Sentimos muito orgulho em conquistar este título e esperemos que este sucesso nos dê mais visibilidade aí em Portugal.

Estamos muito felizes por termos chegado aqui e conquistarmos logo o título de campeões nacionais, é um marco na carreira e uma valorização para o currículo.

Quando fomos contactados para vir, foi sempre na perspetiva de em duas ou três semanas sermos titulares da equipa. Eles dispositam mais esperanças em nós pois somos jogadores europeus e os europeus são na generalidade mais evoluídos tecnica e taticamente que os jogadores asiáticos.

Desde que chegamos, fomos trabalhando sempre com esse pensamento, as oportunidades foram aparecendo e nós conseguimos agarrá-las. Agora, o nosso contrato com o clube termina em dezembro. Vamos de férias para Portugal em novembro e estamos à espera de propostas para o nosso futuro. A ambição passa por continuar em campeonatos profissionais, seja no estrangeiro ou em Portugal.

Aqui no Tampines Rovers, houve vários eventos de promoção dos jogos, entregas de bilhetes e roupa do clube em escolas, centros comerciais ou praças públicas. Temos também alguns jantares de grupo mas não com muita frequência. Vamos ter um jantar de gala a 14 de novembro para celebração do título. Mas mesmo assim, a maior parte do tempo é passada a três, os três jogadores portugueses.

Tem sido uma experiência muito boa, mesmo fora do futebol. Conhecemos sítios incríveis aqui em Singapura, temos imensos shoppings para passear, vários restaurantes com tipos de cozinha variada. Adoramos viver aqui, é um país muito civilizado e tranquilo.

Uma das grandes experiências foi ir ao Grande Prémio de Fórmula 1. Foi um momento incrível para nós, uma sensação única, pois sempre acompanhámos a F1 pela televisão. No final, ainda fomos a um concerto da Rihanna. Há muito para fazer aqui.

Um grande abraço e até breve,

André Martins»