O Maisfutebol desafiou os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. É isso que farão daqui para a frente:

Conheça melhor o projeto

«Olá a todos, saudações da Eslováquia!

Chamo-me Bruno Azevedo, conhecido no mundo do futebol por Guima, e, na Eslováquia, não sei porquê, todos me tratam por Bruno Guima.

A minha vida no futebol tem sido uma verdadeira montanha russa. A minha formação foi feita na totalidade no C.D.Feirense.

Em sénior joguei em todos os escalões nacionais, desde a 3ª divisão até à 2ª Liga, faltando-me apenas agora a 1ª Liga Portuguesa, onde me poderia ter estreado este ano, mas acabei no entanto por optar pela primeira liga Eslovaca, pelas mais variadas razões.

Poderia com 20 anos ter jogado em Inglaterra no Swindon Town, tendo até assinado contrato com o clube por duas épocas, mas por alguns problemas com direitos de formação, acabei por voltar ao Feirense.

E se estive perto de concretizar um sonho com 20 anos, aos 22 pensava abandonar o futebol. Mas lá segui e lutei, subi degrau a degrau até alcançar de novo a 2ª Liga, acabando a época passada na U.D.Oliveirense por fazer uma boa época, o que me proporcionou várias oportunidades para esta presente temporada.

É certo e sabido, que a crise está enraizada no nosso País e, eu como muitos outros, olhei pela minha vida e emigrei. Infelizmente, ou felizmente, é o melhor que podia ter feito, pelo menos olhando para o presente.

Jogo actualmente no MSK Zilina, clube que ganhou o campeonato e a taça na época passada. Este ano tive oportunidade de jogar o apuramento para a Liga dos Campeões, marquei o primeiro golo da Corgon Liga na Eslováquia, época 2012/13, e até agora posso considerar que tem sido uma experiência positiva.

Não posso dizer que tem sido fácil, ainda procuro o meu melhor momento aqui, a minha adaptação não tem sido tão fácil quanto pretendia, mas para lá caminho!

É uma outra cultura, uma outra mentalidade, outros hábitos, outro futebol.

Mas, no seu devido tempo ficarão a saber mais sobre a minha aventura neste País.

Obrigado a todos por nos acompanharem e fazerem sentir «próximos» e nunca esquecidos.

Obrigado ao Maisfutebol e parabéns por esta excelente iniciativa!

Até breve!»