As ausências no arranque dos testes médicos já indiciavam que não iriam fazer parte do plantel, mas agora o Maisfutebol conseguiu confirmar a situação dos dois atletas em causa.

O avançado Afonso, que nunca conseguiu impor-se, nem com Pedro Emanuel, nem com Sérgio Conceição, rescindiu contrato com a Académica e vai jogar no CRB de Maceió, do Brasil, na próxima época.

Quanto a Hélder Cabral, depois de quatro épocas e meia em Coimbra, tendo inclusive capitaneado a equipa, não aceitou a proposta de renovação, e vai, também, prosseguir a carreira noutras paragens.

Assim, os estudantes vão ter de voltar ao mercado para conseguir mais um lateral-esquerdo, até porque Nivaldo seguiu para o Teplice. Também na frente será preciso encontrar sucessor para Salim Cissé, transferido para o Sporting. Rafael Oliveira, do Paysandu, é um dos candidatos entre vários.

Rudy continua no radar, mas a única viabilidade, segundo apurámos, é a desvinculação do Cercle. Nesse sentido, o empresário do jogador vai, novamente, deslocar-se em breve à Bélgica para tentar desbloquear a situação.

Mas, mesmo depois de livre, não é apenas a Académica que está no encalce do avançado.