Académica-Estoril AO MINUTO

O Momento

Académica:

Os estudantes, bem a meio da tabela (8º lugar, oito pontos), veem de um empate em Alvalade e têm este jogo como que «entalado» entre partidas de elevada adrenalina, já que recebem o Atlético de Madrid na quinta-feira, e visitam o Dragão na próxima jornada. Vencer o Estoril é, por isso mesmo, absolutamente vital para poder encarar com outro ânimo os próximos desafios, até porque a equipa ainda não venceu esta época em casa para Liga.

Estoril:

A equipa da linha tem o problema oposto do adversário: ainda não venceu fora de casa, mas já empatou em Guimarães e Alvalade, só para dar exemplo de dois palcos difíceis. Os seis pontos que detém, colocam-na no 13º posto, pouco acima da linha de água, numa posição delicada que exige muita luta e capacidade de sofrimento para evitar a queda para a zona de despromoção, ali tão perto...

Siga o Académica-Estoril AO VIVO

Ausências:

Académica: Halliche, João Real, Reiner Ferreira, Hélder Cabral, Marcos Paulo, NGal e Saleiro, lesionados.

Estoril: Pedro Henrique e Tiago Gomes, lesionados.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «Na minha opinião é o jogo mais importante para nós. Não é por ainda não termos vencido em casa, nem pelas exibições, mas sim uma demonstração de capacidade da nossa equipa para defrontar uma equipa organizada e competitiva. É um grande teste às nossas capacidades.»

Marco Silva: «Nós precisamos de uma vitória. Sabemos que a nossa imagem tem sido boa mas isso só não chega e queremos somar pontos. A Académica ainda não conseguiu vencer em casa e vai querer inverter essa situação. Nós ainda não obtivemos nenhuma vitória fora queremos que seja desta.»

Histórico de confrontos:

Em termos históricos, o Estoril afigura-se perante a Académica como um adversário apetecível. É verdade que os «canarinhos» já ganharam por três vezes em Coimbra (em 17 encontros), mas a última vez que isso aconteceu foi há¿ 60 anos. De resto, há registar ainda quatro empates, e 10 triunfos para os da casa. O último, em Janeiro de 2010, para a Taça da Liga, foi obtido sob o comando de André Villas Boas.

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, Júnior Lopes, Flávio Ferreira e Nivaldo; Keita; Makelele e Cleyton; Marinho, Cissé e Wilson Eduardo.

Outros convocados: Peiser, João Dias, Bruno China, Ogu, Magique, Edinho e Afonso.

ESTORIL: Vagner; Jefferson, Bruno Nascimento, Steven Vitória e Anderson Luís; Amado e Gonçalo; Licá, Carlos Eduardo e Gerso; Luís Leal.

Outros convocados: Mário Matos, João Pedro, Mano, Evandro, Hugo Leal, Carlitos e João Paulo.