A Académica fechou nos últimos dias a contratação do avançado Fábio Luís (ex-Porto Alegre FC), que, apurou o Maisfutebol, deverá chegar na próxima terça-feira para cumprir os necessários testes médicos e assinar por duas épocas. O jogador, de 27 anos, tem um longo passado por equipas brasileiras, entre elas o Santo André, São Caetano, Avaí, Bragantino ou Paraná. Também já actuou na Coreia do Sul, no Ulsan Hyundai, em 2009.

Trata-se de um ponta-de-lança possante, com 1,85 m e 84 quilos, esquerdino e com forte pontapé, a quem, naturalmente, se pedem golos. Mas sobretudo que faça esquecer Miguel Fidalgo, melhor marcador da equipa da última época, entretanto transferido para o V. Setúbal, após terminar contrato com a Briosa. Fábio Luís será o sexto reforço da Académica para a nova temporada, juntando-se a João Dias (ex-Trofense), Cédric (emprestado pelo Sporting), João Real, Marinho (ex-Naval) e Rui Miguel (ex-Kilmarnock).

Depois da renovação, junto do Sporting, do empréstimo de Adrien, os estudantes continuam à espera do F.C. Porto para poderem fazer o mesmo em relação a David Addy. Também Diogo Valente irá continuar em Coimbra mas, neste caso, o clube negoceia ainda com o Sp. Braga para tentar ficar com jogador a título definitivo, já que tem apenas mais um ano de contrato com os minhotos e não entra nas contas de Leonardo Jardim.

Durante a pré-época, Pedro Emanuel terá ainda oportunidade de observar alguns jovens do clube satélite (Tourizense), casos do laterais Rodolfo (direito) e Nivaldo (esquerdo), além do ex-júnior Ouattara.

Amessan renova e segue para o Creteil

Entretanto, o extremo Amessan, que esteve emprestado ao Sp. Covilhã na última época, vai renovar contrato por mais uma época - ficará vinculado até 2013 - e será emprestado aos franceses do Creteil-Lusitanos, do National, equivalente à nossa II Divisão.

O jogador era pretendido por Paulo Sousa, que o queria no Videoton, da Hungria, mas ficará com perspectivas de futuro mais alargadas em França com vista a uma futura transferência.