A Académica desloca-se no próximo domingo a Cesar, no concelho de Oliveira de Azeméis, para defrontar a equipa local, que milita na II Divisão, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Famosa pelas surpresas, quando os pequenos conseguem suplantar equipas de divisões superiores, esta competição pode tanto representar a glória para uns como a vergonha para outros. É este segundo caso que Pedro Costa quer evitar.

«Estes jogos têm sempre um grau de dificuldade maior porque as equipas têm mais motivação e vão colocar-nos dificuldades. Estamos precavidos para isso e sabemos que é um jogo especial... A Taça é fértil em surpresas e temos a consciência disso. Relaxamento é uma palavra completamente proibida. Não podemos pensar que será um jogo fácil, muito pelo contrário. Vamos entrar concentrados e determinados para vencer o jogo, respeitando sempre o adversário», avisa o lateral-direito da Briosa, em conferência de imprensa esta quinta-feira.

O desejo do defesa dos estudantes é, naturalmente, chegar o mais longe possível na prova: «A Taça de Portugal representa prestígio. São muitas equipas a quererem alcançar a final e nós também queremos vencer os nossos jogos. É um encontro que terá de ficar ali decidido e queremos ganhar. Temos respeito pelo Cesarense mas queremos vencer», garante.

O Cesarense, de acordo com os dados recolhidos, é uma equipa irreverente, que pode causar problemas à Académica se não for levada a sério: «O ponto forte do Cesarense é o seu todo. Temos um conhecimento do adversário, é uma equipa jovem recheada de valor e conheço alguns dos seu sjogadores. A juventude é sinónimo de qualidade e certamente que vão aproveitar o jogo para isso mesmo, para mostrar que têm valor e subir na sua carreira.»

O sub-capitão da Briosa comentou ainda o facto de o Estádio Cidade de Coimbra ter recebido um novo relvado, que será estreado dia 22, dainte do Nacional, um aspecto positivo também para os espectadores. «O futebol é mais bonito e agradável. Se tivermos boas condições fica toda a gente a ganhar», finalizou.

Do treino desta quinta-feira, destaque para os regressos de Orlando e Nuno Coelho embora Jorge Costa possa aproveitar o jogo de domingo para testar outras soluções e dar algum descanso a estes dois habituais titulares.