O facto de se tratarem de partidas amigáveis joga a favor dos conimbricenses que deixariam Sougou participar no primeiro jogo - o atleta, de resto, já nem participou no treino desta segunda-feira - , desde que regressasse logo depois a Coimbra para poder marcar presença na semana de preparação do regresso da Liga.

De outra forma, o jogador chegaria sempre a Coimbra, na melhor das hipóteses, no próprio dia da partida com o Belenenses, inviabilizando a sua utilização no encontro de capital importância para os estudantes que, em caso de vitória, poderão selar desde já a manutenção.

Uma equipa inteira de fora

A equipa voltou de resto esta segunda-feira aos treinos depois da folga do fim-de-semana, numa sessão que contou com apenas 14 jogadores. Contas feitas, foram onze os atletas, uma equipa completa, que não participaram no treino devido a vários factores.

Luiz Nunes, Pedro Costa, Cris, Nuno Piloto e Carlos Saleiro fizeram treino condicionado, com trabalho de ginásio e corrida em volta do campo. Já Tiero, que recupera de uma microrrotura, parece estar mais atrasado e cumpriu exercícios específicos no relvado, depois de ter passado mais tempo do que os companheiros no ginásio.

Os jogadores a contas com lesões serão, todavia, reavaliados esta tarde e é provável que alguns deles voltem a reintegrar-se na preparação normal a partir desta terça-feira.

O central Gonçalo e o médio André Fontes foram dispensados do treino por terem jogado ontem pelo satélite Tourizense, que venceu o Operário (2-0), na fase de subida da II Divisão, Série C, enquanto Pedro Roma continua em Inglaterra, no âmbito das suas funções no departamento de formação da Briosa.

Quanto aos internacionais, além de Sougou também Lito esteve ausente. O avançado joga já esta quarta-feira por Cabo Verde em Olhão, diante de Angola, voltando a entrar em acção dia 28, na cidade da Praia, frente à Guiné Equatorial.

Para manter a equipa em competição, durante o interregno da Liga, a Académica voltou a agendar um jogo particular para a próxima sexta-feira, a partir das 16h30, no Estádio Cidade de Coimbra, frente ao Sp. Covilhã, da Liga de Honra. Será a oportunidade para Domingos Paciência de ver de perto a evolução do jovem Sarmento, que os estudantes emprestaram aos serranos em Janeiro.