Académica-V. Setúbal AO MINUTO
O Momento
Académica:
O V. Setúbal foi a única equipa a quem os estudantes ganharam em casa para a Liga em 2012 e o reencontro dá-se num contexto muito semelhante. Em Maio do ano passado, a Briosa acabara de «mergulhar» abaixo da linha de água e só a vitória lhe permitiria fugir à despromoção. Havia menos espaço de manobra (jogava-se a 29ª jornada) e a turma de Pedro Emanuel vinha de 16 jogos consecutivos sem vitórias. Desta feita, o jejum dura há sete encontros, a equipa está novamente no 15º lugar, mas há mais de meia volta para jogar.
V. Setúbal:
Depois de quatro jogos seguidos, contando com a Taça da Liga, sem ganhar (e um encontro com o F.C. Porto adiado para dia 23), foi justamente nessa competição secundária que os sadinos voltaram aos triunfos, diante do Nacional, no último jogo do ano. Os resultados menos positivos no campeonato levaram, inclusive, a uma queda na tabela nas últimas semanas desde o sétimo lugar (a melhor posição da época) até ao atual 14º lugar, com apenas mais um ponto (11) do que o adversário deste domingo. Em suma, perspetiva-se um autêntico «duelo de aflitos» em Coimbra.
Siga o Académica- V. Setúbal AO VIVO
Ausências:
Académica: Ogu, lesionado; João Dias, Hélder Cabral e Marinho, condicionados; Nivaldo no CAN; Halliche, castigado, e também no CAN.

V. Setúbal: Miguel Lourenço, José Pedro e Fonseca, lesionados.
Discurso direto:
Pedro Emanuel: «Vamos procurar até a exaustão os 3 pontos. O Setúbal também vem de uma sequência não muito positiva, mas temos de ter concentração e atenção para evitar que faça o que sabe fazer melhor: transições fortes. Também não podemos esquecer que tem um homem do ataque [Meyong], que faz 80 por cento dos golos.»
José Mota: «É um adversário forte, mas que tem sentido dificuldades em sua casa. É natural que possa existir alguma ansiedade em ganhar. Temos de tentar tirar partido desse aspeto.»
Histórico de confrontos:
Num embate que é já um clássico, com 66 jogos em Coimbra, leva vantagem natural a Académica graças a 31 vitórias sobre 21 para o adversário, e ainda com 14 empates contabilizados. De qualquer forma, o último triunfo sadino data de 2007, e tem-se registado algum equilíbrio nos últimos anos. A vitória da última época, em Maio, acabou por valer praticamente a manutenção.
Equipas prováveis:
ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, Flávio Ferreira, João Real e Reiner Ferreira; Bruno China; Makelele e Cleyton; Wilson Eduardo, Edinho e Cissé.
Outros convocados: Peiser, Júnior Lopes, Keita, Marcos Paulo, Magique, Afonso e Saleiro.
V. SETÚBAL: Caleb; Pedro Queirós, Jorge Luiz, Amoreirinha e Nélson Pedroso; Ney Santos e Paulo Tavares; Jorginho, Bruno Amaro e Cristiano; Meyong.
Outros convocados: Kieszek, Frederico Venâncio, Bruno Gallo, Bruno Turco, Pedro Santos, Miguel Pedro e Bruninho.