Thulani Ngcobo, sul-africano, vai increver o seu nome do livro do Guinness ao assistir a 38 jogos ao vivo num Campeonatos do Mundo. O adepto percorreu cerca de 17 mil quilómetros durante a fase final, na África do Sul, e vai estar estar na final de domingo entre Espanha e a Holanda.

«Todo o mundo gostaria de estar no meu lugar. Uma oportunidade como esta só aparece uma vez na vida. Há que fazer tudo para dar certo», considerou o indivíduo, que está a ser patrocinado por um operador da competição. Os responsáveis pelo «Guinness Book of Records» só reconhecerão, no entanto, 31 jogos ao africano, dado que Thulani chegou a atrasado a sete das 38 que reclama ter assistido.

O fanático tirou três semanas de férias e chegou a percorrer 3 mil quilómetros num só dia para poder assistir a quatro partidas em apenas 48 horas. Das 32 equipas que participaram no Mundial só Suíça e Grécia não tiveram a presença do sul-africano nos seus jogos.

O momento mais marcante para Thulani aconteceu quando viu o argentino Leonel Messi ao vivo frente à Nigéria: «Antes só o tinha visto pela televisão. Ao vê-lo aqui fiquei a acreditar que se trata mesmo de um jogador de playstation.»

O sul-africano já está a realizar contactos para angariar um novo patrocinador que lhe permita bater o seu próprio recorde, no Mundial de 2014, no Brasil.