Milhares de adeptos ingleses vão por de parte as diferenças clubísticas este sábado para se juntarem numa manifestação com o objectivo de salvar o Wrexham FC Racecourse Ground, um dos mais antigos clubes de futebol do país que está à beira da liquidação devido a uma dívida de 900 mil libras (quase 1,3 milhões de euros) em impostos. Trata-se de um clube de fortes tradições e que deixou marcas entre os portugueses depois de ter afastado, de forma surpreendente, o F.C. Porto nos dezasseis avos de final da extinta Taça das Taças há vinte anos.
A manifestação, que se pretende pacífica, vai estender-se a todos os estádios da Inglaterra e do País de Gales e vai contar ainda com uma grande concentração junto ao estádio do Wrexham, na qual são esperados adeptos de todas as cores clubísticas.
Esta quarta-feira o Wrexham enfrentava a perspectiva de ser colocado sob uma administração do Estado e perder dez pontos na Liga ou mesmo ser forçado à liquidação. Neste último caso, o «velho» clube, que conta com 132 anos na liga inglesa, seria o primeiro a ser extinto depois do Aldershot FC que desapareceu em 1992. No entanto, o clube ganhou um recurso e adiou o veredicto por, pelo menos, duas semanas. Uma bolsa de ar para que o clube possa optar pelo caminho da administração e evitar a dissolução imediata.
A grande maioria dos adeptos aponta o dedo a Alex Hamilton, proprietário do clube, que pretende vender o estádio por 6 milhões de libras (8,5 milhões de euros) para pagar dívidas a credores e já recusou propostas de dois grupo de investidores para vender o clube.
Os adeptos do Brighton e do Hove Albion, que perderam os respectivos estádios há quase nove anos, vão estar na frente da manifestação organizada por uma associação de adeptos, a Fan United que pediu aos seus associados que compareçam ao jogo que Wrexham vai realizar com o Bristol City, que poderá ser o último do clube galês, com as camisolas dos respectivos clubes vestidas.
A associação pede ainda aos adeptos que não se possam deslocar ao estádio do Wrexham que usem uma peça de roupa vermelha e que aguardem de pé quinze segundos antes do início de todos os jogos, numa manifestação de solidariedade para com o Wrexham.