O mau tempo tem estado a deixar as suas marcas por vários pontos da Europa e no Reino Unido muito em particular. As marcas das intempéries têm surgido de várias formas e o futebol acabou também por ser apanhado pela torrente de águas que não para. O jogo da Taça de Inglaterra entre o Bournemouth e o Burton Albion teve de ser adiado devido à chuva que inundou o relvado.

A melhor notícia surgiu depois com a reação dos adeptos do Bournemouth em relação aos da equipa visitante: os cherries arranjaram maneira de pagar a nova viagem dos adeptos do Burton Albion até ao seu estádio, marcada agora para o próximo dia 14. A solução foi uma angariação de fundos que já superou em muito os objetivos.

O jogo do último sábado foi cancelado quando já só faltava cerca de uma hora para a hora marcada. Nessa altura, os cerca de 200 adeptos do Burton que tinham viajado de Stratfordshire até Bournemouth (a cerca de 450 quilómetros de distância) já tinham chegado ao estádio Dean Court. Os apoiantes dos brewers voltaram para casa com uma viagem paga em vão porque o jogo da 3ª eliminatória da Taça de Inglaterra ficou mesmo por acontecer.

Gratidão inesquecível

Memórias – grandes memórias – de quando as equipas disputavam o mesmo campeonato trouxeram ao de cima o melhor do desportivismo. Em 2010, os dois clubes jogavam na Ligue 2 inglesa, Atualmente, o Bornemouth já está no Championship. As subidas de divisão dos cherries começaram precisamente frente ao Burton. No último jogo em que as duas equipas se defrontaram, o Bournemouth ganhou 2-0 e garantiu (então) aí a promoção à Ligue 1. Na casa do Burton, o Pirelli Stadium. E os de Bournemouth nunca mais se esqueceram.

«Nesse dia, quando conseguimos a promoção, após anos de sofrimento e luta, desde o Ben [Robinson, presidente do Burton] e toda o seu pessoal, aos funcionários e stewards, deixarem-nos dar a volta ao relvado foi algo incrível», recordou Jeff Mostyn, presidente do Bournemouth, em declarações ao site do clube.



«Pela sua natureza, os stewards têm como função controlar a multidão, mas eles juntaram-se também à celebração e os nossos adeptos nunca esquecerão isso», lembrou Mostyn. Agora, são esses mesmos adeptos em dívida que querem retribuir: «É um gesto incrível e eu quero deixar claro que esta foi uma ideia dos adeptos e não da direção.»

David Witehead foi o adepto do Bournemouth que teve a ideia desta retribuição. «Quando fomos ao Burton em 2010 foi o dia mais fantástico e os seus apoiantes e responsáveis foram mesmo amigos. Pensei que talvez devêssemos fazer alguma coisa e surgiu a ideia», disse Witehead ao jornal «Daily Echo».

O adepto cherrie foi depois «contactado por Adrian Lee, que tem experiência em crowd funding [ «financiamento de massas»] e ele estabeleceu [o processo] de doações na internet». A «grande experiência» em que esta iniciativa se tornou recebeu muitas «mensagens de amizade» e (no que também mais significado tem para os objetivos delineados) resultou na adesão de «imensas pessoas».

Um futebol, diversos aspetos

A repercussão que teve esta iniciativa «inédita» – no dizer do presidente do Bournemouth – foi de âmbito nacional na sua divulgação pelos media e o resultado não podia ter sido melhor. «Excedeu as nossas expectativas», assumiu Witehead.

O «Burtoncoach» (como foi denominada esta recolha de fundos) tinha um objetivo inicial de angariar 800 libras, que dariam para alugar um autocarro [no inglês «coach»]. Nesta altura, já foram doadas cerca de 3 mil libras (cerca de 3.500 euros). Witehead regista o assinalável. «Ouvimos falar de futebolistas milionários petulantes, mas há por aí um outro universo do futebol, com clubes mais pequenos e menos na moda. Felizmente, isto vai iluminar os aspetos diferentes do futebol.»

Assim, a história ainda não acabou aqui. O orçamento inicialmente pretendido para o aluguer de um autocarro já dá para quatro quando a iniciativa ainda está em vigor. E o dinheiro que sobrar estando garantidas as deslocações dos adeptos do Burton também já passou a ter destino. Eddie Howie, o treinador do Bournemouth, elegeu a instituição Cancer Research como recetora do dinheiro que sobrar desta onda de solidariedade.