Adriano Facchini, Gabriel e Diogo Viana. Será deste trio que irá sair o encaixe financeiro que o Gil Vicente considera imprescindível para preparar a próxima temporada. Os três jogadores têm mercado, mas o clube não quer livrar-se de todos. O desejo seria vender apenas um, embora a situação possa mudar consoante as propostas que surgirem.

Gabriel, apurou o Maisfutebol, é o que está mais perto de uma possível saída. O interesse do Anderlecht é real. Aliás, este ano o campeão belga esteve em praticamente todos os jogos do Gil em casa (e alguns fora de portas) e tomou notas suficientes para ficar convencido sobre este lateral brasileiro, uma das revelações da Liga.

A situação de Adriano é diferente. O clube gostava de poder continuar a contar com o guarda-redes e até renovar o contrato, mas também sabe que esta pode ser a última oportunidade de fazer uma transferência. Adriano tem 31 anos.

A outra possibilidade é Diogo Viana, jogador com mercado praticamente desde que assinou pelo Gil Vicente.

A certeza é uma: não há vontade que saiam os três porque o clube, que fez uma reestruturação profunda no plantel na época passada, quer agora uma pré-temporada mais tranquila e uma estrutura sólida para dar espaço ao crescimento em 2014/15.

Assim sendo, a continuidade de Danielson, central de 33 anos que está em final de contrato, está também a ser estudada.

A saída de Claudio Pitbull é certa. O avançado foi pouco utilizado por João de Deus, em parte devido a lesões, e com contrato até 30 de junho já nem sequer está em Portugal, tendo regressado ao Brasil, confirmou o nosso jornal.

Bruno Moraes, que também termina contrato no final do próximo mês, é outro dossier pendente. Titular até lesionar-se com gravidade, terá de passar por nova avaliação para que se decida se vale a pena uma renovação.

Só quando «arrumar a casa» e fechar estes dossiers, o Gil Vicente partirá para o ataque ao mercado sendo, contudo, bastante provável que o faça com critério mais estreito do que na época passada em que entraram quase duas dezenas de jogadores novos no Cidade de Barcelos.