Foi em 2007/08, ainda com estatuto de júnior, que o médio vestiu pela primeira vez a camisola da equipa principal. E logo na primeira jornada da Liga, frente à Académica, clube que representaria depois.

Com Paulo Bento jogou sobretudo a médio defensivo, como alternativa a Miguel Veloso, condição que manteve nas duas épocas seguintes, embora tenha jogado um pouco mais quando Carlos Carvalhal substituiu o agora selecionador nacional.

Em 2010/11 foi emprestado ao Maccabi Haifa, mas a experiência não correu bem, e durou apenas seis meses. O empréstimo seguinte foi bem mais feliz. Adrien esteve um ano e meio na Académica, e despediu-se com a conquista da Taça de Portugal, precisamente frente ao Sporting.

Em Coimbra assumiu-se como «maestro» do meio-campo, perfil que procurou conservar no regresso a Alvalade, mas a verdade é que ficou aquém das expectativas em 2012/13.

Esta época, contudo, o médio parece mais seguro. Adrien tem justificado a confiança de Leonardo Jardim, rubricando exibições sólidas, como a do dérbi com o Benfica, do passado sábado.

Prometendo uma época de maior regularidade, que é aquilo que tem faltado, Adrien é agora premiado com a chamada à Seleção. Um Para além do jogo na Irlanda do Norte, de apuramento para o Mundial2014, há um jogo particular com o Brasil, em Boston (Estados Unidos), o que alimenta a expectativa da estreia. Seria mais um «puxão» para a afirmação, dado pelo técnico que o lançou.

Seis jogadores do Sporting estava pré-convocados por Paulo Bento para este duplo compromisso. Rui Patrício e André Martins foram incluídos depois na convocatória inicial, que entretanto sofreu quatro alterações. O lote de jogadores leoninos fica assim reforçado com a entrada de Adrien, que rende Rúben Micael.

O médio do Sp. Braga falhou o treino realizado na manhã desta quarta-feira, devido a queixas no joelho direito, ao qual foi operado. Pouco depois das 15 horas a Federação Portuguesa de Futebol comunicou oficialmente a troca a convocatória. O Maisfutebol entrou em contacto com Adrien, nessa altura, e este disse que ainda nem sabia que ia integrar o estágio, embora já tivesse sido avisado para estar de prevenção, precisamente devido aos problemas físicos de Micael.

O médio do Sporting vai juntar-se ao restante grupo ao final da tarde desta quarta-feira, e ao início da manhã desta quinta-feira integra a comitiva que viaja para a Irlanda do Norte.