A situação de Zakaria Labyad ameaça tornar-se um braço de ferro duro para as duas partes. O jogador foi afastado dos convocados para o Torneio do Guadiana, numa decisão de Bruno de Carvalho que se impôs a Leonardo Jardim.

A explicação é fácil de dar: o presidente considera que Labyad tem um salário muito alto e é um jogador para transferir.

De acordo com o que o Maisfutebol apurou, a reintegração de Labyad está colocada fora de hipótese: o Sporting não tem capacidade para pagar dois milhões de euros por ano a um jogador e por isso procura uma solução para transferir o atleta.

Enquanto isso, o empresário de Labyad, Marcel Vermaan, diz que o jogador não vai sair do Sporting.

«O que eles estão a fazer é uma forma de pressão sobre o Labyad que não vai funcionar», referiu em conversa com o Maisfutebol.

«O Labyad tem contrato por mais quatro anos e quer cumpri-lo. Eu quero o melhor para o Sporting e para o Labyad, mas desta forma não é possível. Afastar Labyad destes jogo com o West Ham e com o Braga foi uma decisão estúpida.»

Na perspetiva do agente do marroquino, o Torneio do Guadiana era uma excelente montra. «Se eles querem transferir o jogador, não podem impedi-lo de jogar. Neste torneio iam estar vários olheiros ingleses que podiam ver o Labyad.»

Marcel Vermaan, numa conversa de vários minutos que serviu para perceber a preocupação do agente, adiantou de resto que comprar uma guerra pode tornar tudo mais complicado.

«O Labyad tem contrato e quer cumpri-lo. Vai trabalhar em todos os treinos e em todos os jogos ue possa fazer que quer ser opção para o treinador. Ele está feliz em Lisboa e no Sporting.»

O Sporting, no entanto, considera que não há esforço financeiro possível: o clube simplesmente não pode pagar a Labyad o que foi acordado pela anterior direção.

Por isso não pretende dar uma nova hipótese ao jogador. Para já continuará a treinar com a equipa principal, mas no futuro até pode afastá-lo se houver razões no comportamento do jogador que justifiquem uma atitude dessas.

«Ele assinou contrato com a equipa principal e espera ficar na equipa principal. Vai trabalhar todos os dias ao máximo. Jogue ou não jogue, ele vai dar o máximo e cumprir o contrato.»

Recorde-se que Labyad já teve este verão uma hipótese de se transferir para o Ajax, mas o clube holandês desistiu porque o jogador recusou baixar o ordenado: é isso que o Sporting não quer que se repita.

«O salário dele não é muito alto. Se ele jogar e puder mostrar o que vale, ele vai provar que o salário não é muito alto. Se ficar de fora e não puder jogar, então sim o salário será muito alto.»

O empresário não escondeu por fim o desconforto, mas garantiu que não passa pela cabeça do atleta aumentar o conflito de qualquer forma: nem sequer admite uma queixa.

«Infelizmente nesta altura não há nenhuma proposta. Nenhum clube sequer tem falado connosco sobre algum interesse.»

Já o jogador também não esconde o desânimo: depois de ontem ter perguntado no twitter o que havia para fazer em Lisboa, deixando a entender que tinha muito tempo livre, hoje publicou uma foto a jogar... FIFA 2013.