Um dia depois do Newcastle anunciar que tinha despedido Joey Barton pelos comentários que fez no twitter, o clube de St. James Park recuou e puniu o jogador apenas com uma multa equivalente a duas semanas de salário do jogador.

Foi o próprio Joey Barton que anunciou o valor da multa, no twitter, acrescentando que faz tenção de recorrer, já depois de esta terça-feira, também no twitter, ter anunciado que tinha sido afastado do grupo no treino da manhã. Na segunda-feira, o Newcastle tinha anunciado que, na sequência de vários comentários no twitter, relativos à estrutura do clube, o jogador ia ser dispensado e estava livre para procurar um novo clube.

Segundo o empresário do médio de 28 anos, que tem mais um ano de contrato, choveram propostas e telefonemas de clubes da Liga Premier interessadas em contratar Barton. A verdade é que o clube acabou por recuar e, apesar de não ter feito qualquer anúncio oficial, decidiu apenas multar o jogador.

As relações entre Barton e o Newcastle estão enguiçadas desde o início do Verão quando o médio recusou uma proposta para renovar o seu contrato.