Quando Neymar se transferiu do Santos para o Barcelona, acreditava-se que o craque brasileiro tinha custado perto de 60 milhões de euros.Mas, à medida que a novela em torno da operação vai dando a conhecer novos capítulos, os números reais do negócio parecem subir de dia para dia.

Segundo o jornal desportivo Marca, Neymar é o jogador mais caro de sempre, tendo custado 111,7 milhões de euros ao clube blaugrana.

A publicação espanhola refere que só as empresas da família Neymar terão recebido, entre compensações e patrocínios, uma verba a rondar os 44 milhões de euros. A engrossar o bolo está o prémio de assinatura do jogador (10 milhões de euros), uma comissão de 2,7 milhões para o pai de Neymar, mais 2,5 milhões para a Fundação Neymar, mais 2 milhões pelo trabalho de scouting do pai de Neymar e ainda 7,9 milhões para garantia de direitos de preferência na eventual compra de três jovens talentos do Santos.

Ficam então a faltar 17,1 milhões de euros, a dividir pelo Santos e os grupos Dis e Teisa, e 19 milhões em impostos, estando pendentes 2 milhões de euros que o Barcelona terá de pagar ao Santos, caso Neymar seja finalista da Bola de Ouro, e 4,5 milhões se o emblema catalão não disputar um particular com o antigo clube do jogador.

Tudo junto, portanto, a Marca garante que a transferência do brasileiro pode atingir os 111,7 milhões de euros, ultrapassando as transferências de Cristiano Ronaldo e Bale. O que é exagerado porque no caso destes dois jogadores não são conhecidos os valores das comissões dos empresários ou os prémios de assinatura.