Afonso Brito poderia estar a estudar medicina, bem longe dos relvados, mas preferiu apostar na carreira de futebolista e estreou-se pelo Feirense na Liga, no último sábado.

Para os mais distraído, este menino de 19 anos disputou seis minutos pelos fogaceiros no encontro frente ao Sporting de Braga.

O internacional sub-19 português poderia estar nesta fase da vida agarrado aos livros a estudar anatomia ou fisiologia, ou dentro de uma sala de aula repleta de cateteres, estetoscópios, entre outros instrumentos médicos. Por outras palavras, Afonso entrou no curso de medicina da Universidade do Porto com média de 18,53 valores, mas acabou por desistir para se dedicar em exclusivo à grande paixão: o futebol.

«Não foi uma paixão que surgiu muito cedo, ao contrário do futebol. É uma área que tanto os pais como os professores incentivam e, de facto, sempre fui bom na área das ciências. Por influência de professores e pelo meu próprio desenvolvimento enquanto pessoa fui tendo este gosto pela medicina e a verdade é que é uma área que gosto muito. Talvez o futebol seja um sonho e a medicina a meta de uma pessoa normal, digamos assim», referiu, em entrevista ao notícias ao minuto em setembro do ano passado.

Um sacrifício que começou a fazer sentido no último sábado quando Afonso pisou o Marcolino de Castro com a camisola do clube onde começou a jogar. Pode-se ter perdido um futuro médico, mas ganhou-se um futebolista.

Afonso Brito em estreia absoluta pela equipa principal do Feirense



Antes, o médio passou por vários clubes na formação, algo invulgar. Com apenas 19 anos, Afonso Brito já representou o Sporting, a Sanjoanense, o Boavista, o Sporting de Braga e os espanhóis do Jumilla. 

O menino agarrou-se ao primeiro amor (não há um como o primeiro) e abdicou de ser doutor. Pelo menos para já.

«Continuo a ter a vaga garantida, se quiser voltar, volto, mas agora só me quero dedicar ao futebol», explicou, na mesma entrevista.

O Feirense viu confirmado o regresso à Segunda Liga. Ainda assim, os fogaceiros têm nas suas fileiras especialistas em cirurgias de reconstrução.