Na Assembleia Geral da Liga desta sexta-feira, o tema mais quente foi o requerimento da U. Leiria, na qual os leirienses pedem que os clubes que não cumprem as obrigações fiscais e salariais sejam impedidos de se inscrever nas competições profissionais da próxima época.
O director desportivo da U. Leiria, Jorge Pereira, estava algo satisfeito no final: «Deu para perceber que hoje talvez tenha sido a Primavera do futebol português. Os clubes vão estar mais atentos e cada um vai passar a calçar o chinelo à sua medida. Queremos ser tratados com igualdade. Este assunto não vai morrer aqui. Houve muitos clubes que se juntaram a nós, sinal que isto vai crescer».
Jorge Pereira acredita que o seu clube não teria descido se os regulamentos se cumprissem. «Se enveredássemos pelo caminho de outros, não estaríamos nesta posição», declarou, acrescentando que os leirienses vão tomar uma posição «na próxima semana». O director desportivo dos leirienses não deixou de se referir a um facto que toma como exemplo: «Há dois clubes [Nacional e Belenenses] que foram rejeitados na UEFA por não cumprirem requisitos».
Valentim fala de tranquilidade, Sequeira de «roupa suja»
O presidente da Assembleia Geral da Liga, Valentim Loureiro, acredita que o assunto será agendado brevemente: «O requerimento do Leiria, que não podia ser votado porque não estava na ordem dos trabalhos, foi discutido, mas não se tomou nenhuma posição. Tudo decorreu dentro de uma grande tranquilidade. Os pressupostos para os clubes disputarem os campeonatos têm de ser discutidos e aprovados até ao último dia de Maio».
Já o presidente do Paços de Ferreira, Fernando Sequeira, surpreendeu ao afirmar que o assunto do requerimento não tinha sido discutido, mas acabou por expressar a sua opinião: «No seguimento da última assembleia, foi um lavar de roupa suja, mais nada. Não se leva nada daqui. O presidente da Liga diz que até hoje os pressupostos foram cumpridos e foram aceites. Só reclamamos justiça, porque esses pressupostos são fundamentais para haver igualdade e transparência. Acreditamos que a Liga estará atenta na inscrição para a nova época, para que só possam ser inscritos os que cumprem».