A Câmara de Vila Nova de Gaia decidiu suspender os apoios a dois clubes na sequência de episódios de violência em jogos da formação. 

A decisão foi anunciada esta quarta-feira pelo organismo em nota cujo título é «Câmara de Gaia declara tolerância zero à violência na formação desportiva». No comunicado, a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues avança com o pedido de uma reunião com a Associação de Futebol do Porto (AFP) para «abordar esta problemática e procurar, em conjunto, encontrar soluções». 

Tudo remonta ao jogo do passado sábado entre o Águias Sport Clube e o Clube de Futebol de São Félix da Marinha a contar para o Campeonato Distrital de Juniores B, 2ª Divisão, no qual se registaram episódios de violência.

«No final da partida, diversos jogadores, técnicos e dirigentes de ambos os clubes, bem como elementos não identificados que se encontravam no recinto de jogo sem a devida autorização, envolveram-se em graves distúrbios, com múltiplas agressões físicas que levaram à intervenção das forças policiais e a algumas situações de tratamento hospitalar», pode ler-se no comunicado. 
Este caso aconteceu no mesmo dia em que a Câmara de Gaia tinha reunido com os clubes depois de vários casos de violência terem ocorrido em jogos dos clubes locais.  

«A câmara não pode, de modo algum, tolerar estes distúrbios, ocorridos sobretudo nos equipamentos desportivos municipais, maioritariamente cedidos de forma gratuita aos clubes. A partir de agora a câmara tem tolerância zero para qualquer ato de violência e levará até às últimas consequências todas as ações que levem ao fim desta situação», afirmou o presidente Eduardo Vítor Rodrigues.

Deste modo, a autarquia informou a suspensão dos apoios e a utilização gratuita dos equipamentos por este escalão da formação dos dois clubes em questão, tendo anunciado ainda a instauração de um inquérito para avaliar os relatórios das autoridades policiais e da AFP. 

A Câmara de Gaia anunciou ainda que, no próximo fim de semana, serão organizadas ações pedagógicas nos complexos desportivos do Município, bem como serão distribuídos «flyers» com dicas para os atletas e respetivos pais sobre como agir perante incidentes de violência. A autarquia vai também elaborar um regulamento municipal de combate à violência na formação desportiva.