O Chelsea pode ter dado uma ou outra pista: com apenas quatro remates, dos quais só um acertou na baliza, a formação londrina conseguiu vencer o Barcelona. A formação de Guardiola atropelou o adversário, com um total de 19 remates (seis do quais à baliza), mas não fez nenhum golo.

Ora por isso, e num jogo em que a responsabilidade está toda do lado do Barcelona (os catalães têm menos quatro pontos a cinco jogos do fim da liga), a pergunta que se impõe é: como deve jogar o Real Madrid? Que onze para vence em Camp Nou e decidir o título? Que estratégia para vencer?

Chelsea só fez um remate à baliza (e ganhou)

Há algumas variantes que é preciso ter em conta. Por exemplo, o Real Madrid tem o melhor ataque de Espanha: um total de 107 golos (41 dos quais de Cristiano Ronaldo). O Barça, por outro lado, apontou um total 96 golos no campeonato, o que significa menos onze (Messi também soma 41).

Em contrapartida, a formação de Pep Guardiola tem a defesa menos batida (24 golos sofridos, contra 29 dos merengues) e ainda não perdeu em Camp Nou, onde só empatou um jogo (0-0 com o Sevilha). Messi, atenção!, está de pé quente: marcou nos dez últimos jogos da liga espanhola.

O jogo, recorde-se, realiza-se no sábado, em Camp Nou, às 19 horas portuguesas, sendo que o Barça tem menos um dia de descanso: jogou ontem, enquanto o Real Madrid jogou na terça. Guardiola não conta com Villa, Afellay e Abidal, mas deve ter Piqué de volta.

Feitas todas estas ressalvas, ajude José Mourinho no momento fundamental na época.

Diga de sua justiça: como vencer o Barça?