O Al Hilal de Jorge Jesus sofreu para vencer na 13.ª jornada da Liga. Na tarde deste sábado, na receção ao Al Raed, os campeões em título cravaram o 3-2 no marcador somente aos 90+14m.
Depois de nova vitória na Champions da Ásia, o Al Hilal contou com João Cancelo e Marcos Leonardo de início, na esperança de encurtar a diferença o Al Ittihad (1.º). Entre os visitantes, o português André Moreira (ex-Belenenses e B SAD) brilhou na baliza.
Recorde os principais momentos deste encontro.
Confiantes de que controlariam todas as incidências, os comandados de Jorge Jesus foram surpreendidos ao sétimo minuto, quando El Berkaoui inaugurou o marcador. Face à passividade dos anfitriões, o Al Raed construiu pela direita, até o cruzamento de Al Dossary encontrar o desvio do avançado.
Na resposta, o Al Hilal esbarrou na muralha edificada por André Moreira, que travou o remate de Marcos Leonardo e o cabeceamento de Milinkovic-Savic. Em todo o caso, aos 42m, o guardião português pouco pôde fazer face a nove cabeceamento do sérvio.
Após cruzamento de Malcom, pela esquerda, a distância para a baliza não foi problema para Milinkovic-Savic, que assinou o sexto golo na Liga.
Na segunda parte, entre trocas e defesas de André Moreira, o Al Raed retomou a vantagem, de novo em contracorrente. Estavam decorridos 77m quando os visitantes aplicaram o segundo remate no encontro, desta vez contando com a eficácia de Yahya Sunbul. Em todo o caso, o Al Hilal não ficou isento de responsabilidades.
Uma vez mais, os comandados de Jorge Jesus desvalorizaram a transição defensiva, entregando muito espaço a meio-campo. Do meio para a direita, o Al Raed cravou o 1-2 no marcador.
A resposta do Al Hilal surgiu aos 87m. Após cruzamento de João Cancelo, pela direita, Marcos Leonardo cabeceou para o terceiro golo na Liga. O esférico saiu para o centro da baliza, deixando André Moreira mal na fotografia.
Até final, o nervosismo pareceu condenar os sucessivos ataques do Al Hilal, com Marcos Leonardo e companhia a rematarem de qualquer ângulo, na maioria dos casos com André Moreira a travar as investidas.
E o débil estado de espírito dos anfitriões ficou patente aos 90+9m, quando Marcos Leonardo desperdiçou a melhor oportunidade. Completamente sozinho, o avançado brasileiro desviou o esférico de André Moreira, no coração da área. Contudo, o remate saiu a rasar o poste esquerdo.
Em todo o caso, aos 90+14m – depois de duas enormes defesas de André Moreira – Ali Al Bulyhi completou a reviravolta por mero acaso. Na sequência de um canto cobrado à esquerda, o cabeceamento de Salem Al Dawsari desviou na cabeça do defesa central.
Desta forma, o Al Hilal aproveitou o empate entre Al Ittihad e Al Nassr, diminuindo para dois os pontos de diferença para o líder. No calendário de Jorge Jesus segue-se a visita ao Al Orubah (13.º), de Álvaro Pacheco. Encontro agendado para 11 de janeiro.
Antes, a 7 de janeiro (17h30), o Al Hilal recebe o Al Ittihad, em duelo dos quartos de final da Taça.
Quanto ao Al Raed, desperdiçou a oportunidade de escalar a tabela, permanecendo no 12.º posto, com 14 pontos, cinco de diferença para a linha de água. Segue-se a receção ao Damac (10.º).