O Borussia Dortmund é o campeão alemão. Na antepenúltima jornada da Bundesliga, a formação de Jurgen Klopp venceu o Nurembega por 2-0 e garantiu o sétimo título da história. O Borussia igualou aliás o Schalke 04 em campeonatos, estando apenas atrás de Bayern (22 títulos) e Nuremberga (nove).

A festa num Westfalenstadion lotado, perante 80 mil espectadores, teve três momentos altos. Os primeiros foram na metade inicial do jogo, com os golos de Lucas Barrios (32 minutos) e Lewandovski (43 minutos). O que ainda não era suficiente para o título: era preciso que o Colónia batesse em casa o Bayer Leverkusen.

Com Petit a titular, ele que saiu aos 87 minutos, a formação de Volker Fink acabou mesmo por vencer o segundo classificado. Novakovic fez o primeiro golo aos 67 minutos, o que provocou enorme explosão nas bancadas de Dortmund. O mesmo Novakovic garantiu o triunfo aos 83 minutos.

Com o apito final, instalou-se a festa do Borussia no relvado. Em comunhão perfeita, os adeptos celebraram com os jogadores. Dedé teve direito a um momento só dele, quando deu a volta ao estádio ovacionado pelo público: o brasileiro deixa Dortmund após treze anos no clube (chegou com 20 anos, sai com 33).

Nos outros jogos, o maior destaque vai mesmo para o Colónia, de Petit, que com a vitória sobre o Bayer Leverkusen não só ajudou o Borussia Dortmund a ser campeão, como ainda deixou os lugares de descida. O Colónia está agora um ponto acima do Eitracht Frankfurt, que foi derrotado pelo Mainz (3-0).



Classificação da Bundeliga

Resultados da 32ª jornada

Sexta-feira:

Kaiserslautern-St. Pauli, 2-0

(Tiffert, 29m; Abel, 68m)

Werder Bremen-Wolfsburgo, 0-1

(Riether, 22m)

Sábado:

Colónia-B. Leverkusen, 2-0

(Novakovic, 67m e 83m)

B. Dortmund-Nuremberga, 2-0

(Lucas Barrios, 32m; Lewandowski, 43m)

Hamburgo-Freiburgo, 0-2

(Cissé, 16m e 87m)

Hannover-B. Mönchegladbach, 0-1

(Reus, 76m)

Hoffenheim-Estugarda, 1-2

(Mlapa, 14m) (Cacau, 57m; Kuzmanovic, 68m, g.p.)

Mainz-E. Frankfurt, 3-0

(Ivanschitz, 26m; Soto, 38m e 45m)

B. Munique-Schalke, mais tarde