O autor do ataque à bomba ao autocarro do Borussia Dortmund vai começar a ser julgado a 21 de dezembro, acusado de tentativa de homicídio. O tribunal de Dortmund validou, assim, o pedido do procurador da cidade que exigia a comparência de Sergej W., um alemão de origem russa, de 28 anos, em tribunal para responder à acusação de 28 tentativas de homicídio, o número de passageiros que, na altura, viajavam no autocarro atingido.

Segundo as audiências marcadas pelo tribunal, o julgamento de Sergej W. começa a 21 de dezembro e vai prolongar-se até 28 de março.

O autor do ataque detonou três cargas explosivas na berma da estrada, a 11 de abril de 2017, no momento em que o autocarro do Borussia Dortmund ia a passar, a caminho do estádio, para o jogo com o Monaco relativo à segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões da temporada passada. Segundo as autoridades alemãs, o suspeito terá pretendido, com este ato, fazer subir as ações cotadas em Bolsa em seu proveito.

As explosões junto ao autocarro provocaram dois feridos: o defesa espanhol Marc Bartra, que fraturou um pulso, e um polícia que acompanhava o autocarro.