O Euro2024 foi a última oportunidade para vermos Manuel Neuer à frente da baliza da seleção alemã. O guarda-redes do Bayern Munique anunciou esta quarta-feira a renuncia à Mannschaft, depois de 124 jogos, com destaque para o título de campeão do Mundo, conquistado em 2014, no Brasil.
«Depois de longas e intensas discussões com a minha família e amigos, decidi terminar a minha carreira na seleção nacional», revela o guarda-redes de 38 anos, num vídeo partilhado na sua conta na rede social Instagram.
Depois de Toni Kroos, Thomas Müller e Ilkay Gündogan terem anunciado a sua retirada da seleção, também o guarda-redes segue as pisadas dos seus compatriotas e deixa a mannschaft, virando uma página na história do futebol alemão.
Neuer disputou o seu último jogo pela seleção nos quartos de final do Euro2024, em Estugarda, em que a Alemanha perdeu por 2-1, no prolongamento, frente à Espanha, que viria a conquistar o troféu.
O guardião tem contrato com o Bayern Munique até ao final desta época, com o objetivo de chegar pela última vez à final da Liga dos Campeões, que terá lugar na Allianz Arena, em Munique, a sua «casa» desde a chegada à Baviera, em 2011, vindo do Schalke 04.
Formado no Schalke 04, Manuel Neuer estreou-se pela Alemanha a 2 de junho de 2009, no Dubai, numa vitória por 7-2 frente aos Emirados Árabes Unidos, num jogo particular, e tornou-se o guarda-redes titular da seleção germânica em 2010, a poucas semanas do Mundial2010, na África do Sul.
Em 2014, no Brasil, conquistou o Campeonato do Mundo, numa final em que os alemães bateram a Argentina, por 1-0, graças a um golo de Mario Gotze no prolongamento.