Roy Hodgson viu-se obrigado a pedir desculpa por ter usado linguagem que poderia ser considerada ofensiva. O selecionador inglês usou uma anedota para fazer passar o seu ponto de vista aos jogadores, mas a coisa não correu bem. «Alimenta o macaco» terá sido a frase que deixou um jogador incomodado.

Durante o intervalo do jogo entre Inglaterra e a Polónia, Hodgson tentou explicar a Chris Smalling que queria que este colocasse mais a bola em Andros Townsend. Para ilustrar o que queria contou uma anedota onde se passa a mensagem de que o macaco é mais importante que o homem. Algo assim, segundo o «Daily Mirror»: «A NASA decidiu que, finalmente, iria enviar um homem para o espaço, depois de ter enviado apenas macacos nas missões anteriores. «Macaco, verifica o combustível». Mais tarde: «Macaco, verifica o suporte de vida do homem.» O astronauta não gostou e contactou a NASA: «Quando é que faço alguma coisa?» A NASA respondeu: «Em 15 minutos, alimenta o macaco.»

Quando percebeu que o seu comentário teria sido mal interpretado, Hodgson tratou de desculpar-se: «Gostaria de pedir desculpa se ofendi alguém com o que disse ao intervalo. Não tinha intenção de dizer algo inapropriado. Tornei isto claro a Andros no balneário. Falei novamente com Andros na quarta-feira. Ele assegurou-me e à FA que não ficou ofendido e disse que percebeu o que eu queria dizer.»

Wayne Rooney saiu em defesa do treinador, através do Twitter: «Vi a história sobre Roy [Hodgson] esta manhã. Ele não fez nada de errado. Isto é ridículo.»