O play-off de acesso à Liga Europa que começou nesta quinta-feira fica marcado por uma forte presença lusa. Tirando o Belenenses, cujo plantel é cem por cento português, ao todo serão quinze os jogadores portugueses em prova, nos 22 jogos realizados nesta primeira mão.

Calendário de jogos

A atenção dos portugueses está naturalmente no jogo do Belenenses.  Os azuis do Restelo venceram na Áustria o Altach, equipa que eliminou o Vitória de Guimarães na 3ª pré-eliminatória.

De resto houve mais nove partidas com participação portuguesa. Destaque para o  embate entre o Atromitos e o Fenerbahçe. Os turcos, orientados por Vítor Pereira, alinharam com os três portugueses do plantel, Nani, Raúl Meireles e Bruno Alves, e chegaram à vitória com um golo perto do final, por um suplente de luxo chamado Van Persie.

PAOK entrou em campo um pouco antes, com Miguel Vítor e Ricardo Costa a tomarem parte na goleada sobre os dinamarqueses do Brondby.

Em Inglaterra, o  Southampton não foi além do empate com os dinamarqueses do Midtjylland e contou com Cédric Soares no banco e José Fonte no onze.

Destaque também para o  embate de portugueses, entre o Sparta de Praga de Marco Paixão e o Thun de Nélson Ferreira.

O Astra Giurgiu de Geraldo Alves, Ricardo Alves, Pedro Queirós e Filipe Teixeira, o  Videoton de Filipe Oliveira e o  Panathinaikos de Zeca também entraramm em campo esta quinta-feira.

TODOS OS RESULTADOS: 

Astra Giurgiu-AZ Alkmaar, 3-2
FK Qabala-Panathinaikos, 0-0
Dínamo Minsk-Salzburgo, 2-0
Ajax-Jablonec, 1-0
FK Krasnodar-HJK Helsínquia, 5-1
Slovan Liberec-Hajduk Split, 1-0
Molde-Standard Liège, 2-0
PAOK-Brondby, 5-0
Sparta Praga-Thun, 3-1
Zorya-Legia Varsóvia, 0-1
Atromitos-Fenerbahce, 0-1
Young Boys-Qarabag, 0-1
Steaua Bucareste-Rosenborg, 0-3
Rabotnicki-Rubin Kazan, 1-1
Zilina-Atletico Bilbao, 3-2
Altach-Belenenses, 0-1
Bordéus-Kairat Almaty, 1-0
Odd Ballklubb-Borussia Dortmund, 3-4
Lech Poznan-Videoton, 3-0
Viktoria Plzen-Vojvodina, 3-0
Southampton-FC Midtjylland, 1-1