A rivalidade levada ao extremo. Na Argentina, os jogadores do Racing Avellaneda têm sido alvo de ameaças dos próprios adeptos. Os hinchas da Academia querem que o clube perca para o Quilmes, para, assim, o rival Independiente descer de divisão.

As ameaças começaram nas redes sociais: «Ou perdem para o Quilmes ou há balas para todos, os pontos para o Quilmes ou todos para o hospital.»

O jogo do Racing com o Quilmes é na sexta-feira e no estádio El Cilindro surgiram agora planfetos. A maior mensagem era: «Jogadores, ou perdem, ou apodrecem no inferno!» O panfleto listava depois várias razões, todas ligadas a jogos no passado, para perder com o Quilmes e deixar o Rojo mais perto da segunda divisão.

O Independiente é uma das duas equipas na Argentina que nunca desceu ao segundo escalão. A outra é o Boca Juniors. Mas o Rojo, apesar de estar em 11º lugar (20 equipas) no torneio Clausura, é antepenúltimo na tabela de «promedio», que faz a média dos últimos quatro anos e que dita as descidas de divisão.

A rivalidade entre Racing e Independiente é enorme, até pela curtíssima distância que separa os estádios dos dois clubes.