II Liga  |  

II Liga: as contas que podem dar campeão e descidas

Paços de Ferreira espreita título; Varzim, UD Oliveirense, Arouca, Farense e Mafra jogam pela sobrevivência

Do primeiro lugar à fuga da despromoção, a 34.ª e última jornada da II Liga vai trazer todas as contas concretas quanto ao que ainda está por decidir. Se já são certas as promoções de Paços de Ferreira e Famalicão, a luta entre ambos pelo título de campeão está em aberto, com vantagem para os castores.

Mais abaixo, há cinco equipas à procura de selar a permanência. Só Vitória de Guimarães B e Sp. Braga B estão despromovidos.

PUB

Este é o panorama atual e a 34.ª ronda está aí, com pontapé de saída às 11h00 de sábado e capítulos finais a partir das 15h00 de domingo, dia das decisões em aberto. O Maisfutebol leva-o aos cenários do que pode acontecer no fim-de-semana.

Vitória dá título ao Paços, mas há outras possibilidades

O Paços de Ferreira, líder, soma 71 pontos. O Famalicão, segundo, tem 69, mas vantagem no confronto direto com os pacenses, pelos golos fora: venceu 2-1 na Capital do Móvel, apesar da derrota de 1-0 no Municipal 22 de junho.

Contas feitas, o título vai sempre para Paços caso este vença o Cova da Piedade na Mata Real (domingo, 15h00). Se tal não acontecer, os castores têm de esperar que o Famalicão não vença.Os horários da última jornada da II Liga

As contas da descida para Arouca, UD Oliveirense, Mafra, Farense e Varzim

PUB

Leixões, Cova da Piedade e Académico de Viseu já garantiram a permanência, na 33.ª ronda. O fantasma da descida paira ainda sobre Mafra, UD Oliveirense, Arouca, Farense e Varzim. 

O Varzim, primeira equipa em zona de descida, precisa de bater a Académica, em casa (domingo às 15h00), para garantir a permanência. Se o conjunto de César Peixoto perder ou empatar frente aos estudantes, desce automaticamente ao Campeonato de Portugal.

A chave da descida passa muito pelo jogo entre UD Oliveirense e Arouca. Os visitados apenas precisam de um empate para encontrar a salvação. Porém, caso a UD Oliveirense saia derrotada frente ao Arouca tem de esperar que o Varzim não ganhe ou que o Mafra perca,já que tem vantagem no confronto direto. Por seu turno, o Arouca evita a descida caso triunfe no reduto da UD Oliveirense. Se os arouquenses não forem além de um empate, têm de esperar que o Varzim não vença ou que Mafra e Farense sejam derrotados. Se perderem, não descem se Varzim também não ganhar.Classificação da II Liga

PUB

Ao Mafra, basta empatar na Covilhã para se salvar. Claro que um triunfo sela logo a manutenção e, em sentido contrário, uma derrota pode não dar descida, dependendo do que aconteça nos outros encontros. Por exemplo, em caso de desaire o Mafra tem de esperar que o Varzim não vença ou que o Arouca seja derrotado frente ao emblema de Oliveira de Azeméis.

Por último, o Farense precisa apenas de um ponto na partida frente ao Académico de Viseu para se salvar. Em caso de derrota, o conjunto de Álvaro Magalhães cai para o Campeonato de Portugal se o Varzim vencer e Mafra, Arouca e UD Oliveirense pontuarem todos. Por outras palavras, algarvios podem perder e garantir a manutenção se o Varzim não vencer.

Há outro cenário que não pode ser descartado. Estas cinco equipas - Varzim, Arouca, UD Oliveirense, Farense e Mafra - podem terminar todas com 41 pontos. Nesse caso, o Arouca acabaria despromovido por ser último no mini-campeonato.JOGOS ENTRE CINCO EQUIPAS QUE LUTAM PELA DESCIDA:

PUB

  Farense Mafra Arouca Varzim UD Oliveirense
Farense X 1-0 2-2 3-0 5-0
Mafra 0-1 X 1-1 2-0 1-1
Arouca 3-3 2-2 X 0-1 0-0
Varzim 1-1 0-1 1-0 X 1-1
UD Oliveirense 2-1 3-2 ? 3-0 X

PONTOS CONQUISTADOS NO MINI-CAMPEONATO:

Equipas Pontos
Farense 15
Mafra 9
Arouca 5
Varzim  8
UD Oliveirense 12

[Artigo atualiza às 00h30]

PUB

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!