Em jornada de clássico, e na viragem para a segunda volta, a subida do Benfica ao segundo lugar é a nota de maior destaque na classificação da Liga, além da saída do Moreirense dos lugares europeus.

Mas já lá vamos.

A ronda 19 abriu em Portimão na quinta-feira, com a receção do Portimonense ao Sp. Braga. A precisar de vencer, os bracarenses não foram além de um empate e deixaram o segundo posto à mercê do Benfica.

Os encarnados, esses, não se fizeram rogados nos Açores e treparam mesmo para a vice-liderança, ao bater o Santa Clara por 2-0, naquele que foi o segundo jogo de Bruno Lage à frente da equipa da Luz.

Em duelo de aflitos, Desportivo de Aves e Feirense empataram a uma bola, na Vila das Aves, e nenhuma das equipas conseguiu desatar o nó da permanência: continuam ambas em zona de descida.

Pouco depois, o dérbi de Guimarães com muito cheiro a Europa: o Vitória de Guimarães recebeu o Moreirense a precisar de um triunfo para alcançar os cónegos no quinto lugar da classificação. No Afonso Henriques mandaram os vitorianos: 1-0, com o Moreirense a sair da zona Europa devido à diferença de golos.

Já no sábado, o prato forte da jornada: o país estava de olhos postos em Alvalade, no clássico entre o Sporting e o FC Porto, mas não se pode dizer que terá ficado propriamente de barriga cheia. 0-0 e um jogo parco ao nível da emoção. Quem se ficou a rir foi o Benfica, que ficou mais perto dos dragões e mais longe dos leões.

À noite, no Bessa, Boavista e Marítimo tentavam fugir à linha de água, mas só houve lugar no barco para um, neste caso para os madeirenses: vitória por 1-0 da equipa de Petit, num jogo que terminou com muita polémica.

No domingo, o Belenenses foi precisamente à Madeira vencer o Nacional, por 1-0, e consolidar a candidatura à Europa – embora não assumida pelos responsáveis azuis. A equipa de Belém está agora igualada no número de pontos com o Vitória de Guimarães e o Moreirense e a luta pela Liga Europa está mais quente do que nunca.

Em Trás-os-Montes, o Desportivo de Chaves regressou às vitórias no campeonato quase quatro meses depois, ao bater o Tondela por 2-1. Os beirões, por sua vez, interromperam uma série de três vitórias consecutivas.

A fechar a jornada, Rio Ave e Vitória de Setúbal empataram em Vila do Conde a uma bola e nenhuma das equipas conseguiu quebrar a série negativa de resultados. Os flavienses não vencem para a Liga há nove jogos, os sadinos há seis.

Veja aqui a classificação detalhada da Liga.