À passagem da 4.ª ronda do campeonato, há agora três equipas que dividem o primeiro lugar da tabela. Com maior ou menor dificuldade, Benfica, Sp. Braga e Sporting venceram os respetivos adversários e são as primeiras equipas a chegar à dezena de pontos na Liga 2018/19.

Logo na sexta-feira, os minhotos foram a Trás-os-Montes vencer o Desp. Chaves por 1-0, graças a um golo do central brasileiro Pablo nos instantes finais da primeira parte.

Também no dia em que arrancou a 4.ª jornada do campeonato, o V. Guimarães somou a segunda vitória consecutiva na competição. Depois da recuperação fantástica no Estádio do Dragão diante do FC Porto, a equipa de Luís Castro esteve longe de ser brilhante na receção a um combativo Tondela, mas salvou-se com um golo solitário de Wakaso (1-0), apontado na sequência de uma bola parada ainda numa fase inicial da partida.

No sábado, Belenenses e V. Setúbal protagonizaram, ao 30.º jogo da Liga, o primeiro empate sem golos num duelo com pouco sumo.

Golos foi o que não faltou pouco depois no Santa Clara-Boavista, naquela que foi a partida da 4.ª ronda em que mais vezes se fez balançar as redes. Foram seis, quatro da responsabilidade da equipa açoriana e dois para os axadrezados. O internacional iraquiano Osama Rashid esteve em plano de evidência, ao bisar na partida e a garantir a primeira vitória (4-2) do emblema de São Miguel no principal escalão do futebol português em 15 anos.

Ainda no sábado, o Sporting recebeu o Feirense no último jogo dos leões antes das eleições agendadas para o próximo dia 8 de setembro. Os fogaceiros, que lideravam a Liga até à entrada desta ronda (juntamente com Sporting, Sp. Braga e Benfica), tiveram em Caio Secco uma verdadeira fortaleza que só foi quebrada por Jovane Cabral, que se estreou a marcar com a camisola principal da equipa de Alvalade e deu, aos 86 minutos, a vitória aos leões por 1-0.

Se o Sporting conseguiu os três pontos na reta final do filme, o Rio Ave garantiu-os já com os créditos da película prestes a serem lançados: 2-1 na receção ao Portimonense, com a equipa de Vila do Conde a ter de virar o jogo e a salvar-se numa altura em que os algarvios jogavam reduzidos a nove elementos, por expulsões de Lucas Possignolo e Wilson Manafá. Na última jogada da partida, Gelson Dala disparou para uma jogada individual e rematou colocado de pé esquerdo para dar a vitória à equipa de José Gomes e empurrar o Portimonense para a cauda da classificação com apenas um ponto.

Os homens de António Folha dividem a posição mais ingrata da tabela com o Desp. Aves, que continua também sem conseguir ganhar no campeonato: o conjunto orientado por José Mota perdeu em casa com o Marítimo por 1-0, com o golo dos insulares a ser marcado pelo defesa moçambicano Zainadine nos instantes finais da primeira parte.

Menos sorte do que o Marítimo teve o vizinho Nacional, que sofreu a derrota mais pesada da jornada na receção ao Benfica. Apesar da réplica inicial dos homens de Costinha, as águias resolveram a questão com dois golos em cada parte para construírem uma goleada por 4-0: Seferovic, Salvio, Grimaldo e Rafa foram os autores dos golos.

No cair do pano da 4.ª jornada, o FC Porto fez as pazes com o Dragão. Depois da derrota surpreendente com o V. Guimarães, os dragões impuseram-se com autoridade frente ao Moreirense num jogo com várias notícias: a estreia do reforço Éder Militão, o regresso de Danilo aos relvados após lesão grave… e de Marega aos golos. O internacional maliano fez o 3-0 final num jogo que já tinha ficado praticamente resolvido nos primeiros 45 minutos com golos de Herrera e Aboubakar.

A Liga volta dentro de três semanas.