O V. Setúbal anunciou na quarta-feira três reforços por empréstimo dos grandes, o Paços de Ferreira confirmou Ivo Rodrigues e Moussa Marega começou esta manhã a treinar com o V. Guimarães. É hora de colocações no mapa da Liga.

Recorde-se que os clubes podem ter apenas três jogadores cedidos por outros emblemas e esses atletas estão impedidos de defrontar os donos dos seus passes. Até ao momento, apenas o P. Ferreira atingiu esse limite, com um trio de empréstimos do FC Porto.

Os dragões estão particularmente ativos nesse capítulo, apostando exclusivamente em saídas temporárias. Dos 24 jogadores colocados pelos grandes até ao momento, 12 pertencem aos quadros azuis e brancos. Todos por empréstimo.

O Sporting privilegia igualmente as cedências por uma temporada, com sete jogadores a saírem nessas condições para outros clubes da Liga, a par de três mudanças a título definitivo: Mica Pinto (Belenenses), Luís Ribeiro (Estoril) e Osmane Dramé (Moreirense).

A lógica inverte-se no campeão Benfica. Os encarnados dividem-se entre empréstimos e transferências: cinco jogadores em cada situação. Em definitivo saíram Bruno Varela, Fábio Cardoso (V. Setúbal), Pedro Rebocho (Moreirense), Marcos Valente (V. Guimarães), Thierry Graça (Estoril).

Em vários casos, Sporting e Benfica conservaram parte dos direitos presentes e futuros dos jogadores.

Contas feitas, por esta altura há nove clubes com jogadores cedidos pelos grandes e outros nove (incluindo os grandes, claro) sem. Sp. Braga, Arouca, Estoril, Boavista, Marítimo, Feirense têm resistido a essa tendência.

Nota final para o Vitória de Setúbal, com o maior número de empréstimos – cinco - e dos vários clubes. Logo atrás está o Nacional, com quatro. Igualmente de origem diversa.

Eis o mapa atual de empréstimos dos grandes:

Rio Ave: Heldon (Sporting), Rafa Soares (FC Porto)

V. Setúbal: Nuno Santos (Benfica), André Geraldes e Ryan Gauld (Sporting), Mikel Agu e Zé Manuel (FC Porto)

P. Ferreira: Gleison, Leandro Silva, Ivo Rodrigues (FC Porto)

Belenenses: Oriol Rosell e Domingos Duarte (Sporting)

V. Guimarães: Marega (FC Porto)

Nacional: Tiago Rodrigues (FC Porto), Tobias Figueiredo (Sporting), Jhon Murillo e César (Benfica)

Moreirense: Francisco Geraldes (Sporting)

Tondela: David Bruno e Pité (FC Porto), Lysctov (Benfica)

Desp. Chaves: Ricardo Nunes e Francisco Ramos (FC Porto), Hamdou Elhouni (Benfica).