Estão fechadas as contas do Campeonato de Portugal: já se sabe quem vai discutir a subida à II Liga, quem vai estar no play-off de acesso à Liga 3, quem se mantém no Campeonato de Portugal e quem desce aos distritais.

De lembrar que a subida à II Liga é disputada pelos oito vencedores de série da primeira fase. Os classificados do segundo ao quinto lugar vão lutar pela Liga 3. Os que terminem do sexto ao oitavo lugar vão disputar o CP em 2021/2022. Por fim, os que fiquem do nono ao 12.º lugares descem aos distritais: também há já equipas matematicamente relegadas para o CP e para os distritais.

No sábado, as contas já ficaram fechadas nas séries B, D e e H, num dia marcado sobretudo pelo apuramento do Pevidém para o play-off da II Liga e das descidas de Lusitano Évora e Beira-Mar aos distritais... mas muito mais para conferir.

Este domingo de manhã ficou marcado com o apuramento do Trofense para a fase de acesso à II Liga, pela ida do Amarante ao play-off da Liga 3 e pela permanência do Vila Real. À tarde, o Estrela confirmou o primeiro lugar na série G, na qual Praiense e Real SC confirmaram ida ao acesso à Liga 3 e o Sp. Ideal a manutenção no CP, relegando Belenenses B e Fabril. Na série A, o Vidago viu consumada a despromoção e, na série F, o Torreense selou o primeiro lugar no duelo direto com o Alverca.

Como é a fase de subida à II Liga?

Os oito clubes são divididos em duas séries de quatro cada, Norte e Sul. Partem dos zero pontos, jogando a duas voltas, num total de seis jornadas. Os vencedores dessas séries sobem à II Liga e vão disputar uma final em campo neutro para apurar o campeão. E os outros seis clubes, que fiquem nos segundo, terceiro e quarto lugares nesta fase? Vão para a Liga 3.

Fase de acesso à Liga 3: 16 vagas para 32 clubes

A introdução da Liga 3 para 2021/2022 fez a Federação inserir uma segunda fase adicional além do play-off da II Liga. Junta os 32 clubes classificados do segundo ao quinto lugar nas oito séries da primeira fase, num total de oito grupos de quatro clubes cada: os 2.º e 3.º classificados da Série A emparelham com os 4.º e 5.º da série B e vice-versa, até ao cruzamento entre as séries G e H.

Nestes oito grupos, os dois primeiros classificados de cada um, total de 16 clubes, apuram-se para a Liga 3. Juntam-se aos seis que não subirem à II Liga, mais a dois que desçam da II Liga desta época, para perfazer os 24 clubes no ano de estreia da competição. Os 16 clubes que ficarem em terceiro e quarto lugares nesta fase vão disputar, na próxima época, o CP, que passa a ser o quarto escalão do futebol nacional. Esta fase também é disputada a duas voltas, num total de seis jornadas.

Série a série, as decisões deste fim-de-semana

SÉRIE A - FECHADA:

O final da série A não trouxe mudanças nos cinco primeiros lugares. Entre as equipas que já tinham apuramento garantido para a Liga 3, não houve alterações de posição: o Montalegre acabou em terceiro, o Mirandela em quarto e o Maria da Fonte em quinto. O Pedras Salgadas e o Vilaverdense garantiram a permanência e o Vidago foi confirmada a despromoção, acompanhando Bragança, Cerveira e Águia Vimioso para os distritais.

Resultados da última jornada:

Maria da Fonte-Vilaverdense, 0-2
Merelinense-Mirandela, 0-0
Sp. Braga B-Águia Vimioso, 4-0
Vianense-Bragança, 1-0
Pedras Salgadas-Cerveira, 2-2
Vidago-Montalegre, 1-2

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Sp. Braga, 55 pontos (play-off acesso II Liga)
Merelinense, 48; Montalegre, 38; Mirandela, 35; Maria da Fonte, 32 (acesso à Liga 3)
Vianense, 32; Vilaverdense, 28; Pedras Salgadas, 26; (manutenção no CP)
Vidago, 23; Bragança, 20; Cerveira, 14; Águia Vimioso, 8.

SÉRIE B - FECHADA:

A última jornada confirmou o trajeto surpreendente do Pevidém e o clube da pequena vila minhota vai lutar agora pela subida à II Liga. Este sábado empatou a duas bolas contra o São Martinho. O favorito Fafe fechou a fase regular com os mesmos 34 pontos, mas perdeu na diferença de golos (dada a igualdade no confronto direto) e tem de se contentar com a luta pela entrada na Liga 3, tal como o Vitória B (32), Felgueiras (31) e São Martinho (27). Brito e Mondinense descem aos distritais; Rio Ave, Berço e Tirsense continuam no Campeonato de Portugal. 

Resultados da última jornada: 

Pevidém-São Martinho, 2-2
Rio Ave B-Felgueiras, 0-3
Mondinense-Vitória B, 2-4
Berço-Brito, 4-2

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Pevidém, 34 pontos (play-off acesso à II Liga);
Fafe, 34; Vitória B, 32; Felgueiras, 31; São Martinho, 27 (acesso à Liga 3);
Rio Ave, 25; Berço, 23; Tirsense, 21 (manutenção no CP);
Brito, 14; Mondinense, 1 (descida aos distritais).

SÉRIE C - FECHADA:

O final menos provável pelo play-off de acesso à II Liga consumou-se, com festa na Trofa. O Trofense venceu em Paredes, beneficiou das derrotas caseiras de Leça e Gondomar e saltou do terceiro para o primeiro lugar no final da fase regular. O Amarante, que virtualmente chegou a perder o quinto lugar para o Salgueiros ao longo do jogo, acabou por segurar o quinto posto e vai disputar o acesso à Liga 3, tal como Leça, Gondomar e Marítimo B. Destaque ainda para o Vila Real, que ao vencer em Pedras Rubras, garantiu a permanência no CP e relegou a equipa do concelho da Maia para os distritais.

Resultados da última jornada:

Pedras Rubras-Vila Real, 0-1
Gondomar-Marítimo B, 1-2
Leça-Amarante, 1-2
Paredes-Trofense, 0-1
Coimbrões-Salgueiros, 0-4

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Trofense, 36 pontos (play-off acesso II Liga)
Leça, 34; Gondomar, 34; Marítimo B, 30; Amarante, 24 (acesso à Liga 3)
Salgueiros, 22; Paredes, 20; Vila Real, 19 (manutenção no CP)
Pedras Rubras, 17; Coimbrões, 15 (descida aos distritais)

SÉRIE D - FECHADA:

Um fim de fase regular marcado pela despromoção do histórico Beira-Mar, que apesar de ter ganho, viu o Sp. Espinho vencer de igual forma: os «tigres», que terminaram com os mesmos 31 pontos dos aveirenses, mantém-se no CP para 2021/2022, fruto da vantagem no confronto direto com os auri-negros. São João de Ver e AD Sanjoanense confirmaram o apuramento para a fase de acesso à Liga 3, com triunfos caseiros que lhes permitiram manter, respetivamente, os quarto e quinto lugares. Entre duas equipas já antes apuradas para essa fase, o Canelas 2010 terminou no segundo lugar, ultrapassando o Lusitânia de Lourosa na última jornada: os leões acabaram na terceira posição. 

Resultados da última jornada:

Sp. Espinho-Lusitano Vildemoinhos, 2-1 
São João de Ver-Lusitânia de Lourosa, 2-0
Castro Daire-Anadia, 2-1
Beira Mar-Valadares Gaia, 2-1
Vila Cortez-Canelas 2010, 0-3
AD Sanjoanense-Águeda, 1-0

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Anadia, 44 pontos (play-off acesso II Liga);
Canelas 2010, 41; Lusitânia de Lourosa, 39; São João Ver, 38; AD Sanjoanense, 36 (acesso à Liga 3);
Castro Daire, 35; Valadares Gaia, 33; Sp. Espinho, 31 (manutenção no CP);
Beira-Mar, 31; Águeda, 17; Lusitano Vildemoinhos, 16; Vila Cortez, 4 (descida aos distritais).

SÉRIE E - FECHADA:

O Oliveira do Hospital venceu o Marinhense e beneficiou da derrota do Benfica e Castelo Branco em Oleiros para ultrapassar os albicastrenses e terminar a série no segundo lugar. O Condeixa terminou em quarto lugar e o Marinhense, que à partida para a jornada também tinha garantido, no mínimo, o quinto lugar, acabou nesse posto. Nota ainda para o Vitória de Sernache, que com o triunfo sobre o Mortágua, relegou o Carapinheirense, derrotado pelo Alcains, para os distritais. O Sertanense mantém-se no CP.

Resultados da última jornada:

V. Sernache-Mortágua, 2-0
Condeixa-Sertanense, 0-0
Marinhense-Oliveira do Hospital, 1-2
Alcains-Carapinheirense, 1-0
Oleiros-BC Branco, 1-0
Folgou: U. Leiria.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

U. Leiria, 50 pontos (play-off acesso à II Liga);
Oliveira do Hospital, 37; B. C. Branco; 35; Condeixa, 32; Marinhense, 31 (acesso à Liga 3);
Oleiros, 29; Sertanense, 24; Vit. Sernache, 24 (manutenção no CP);
Carapinheirense, 22; Alcains, 18; Mortágua, 17 (descida aos distritais).

SÉRIE F - FECHADA:

O Torreense arrancou um empate muito sofrido em casa do Alverca (0-0), naquela que era uma verdadeira final, e garantiu o primeiro lugar da Série F do Campeonato de Portugal, com um ponto de vantagem sobre o Alverca. A formação orientada por António Pereira vai jogar o acesso à Liga 3, enquanto o Torreense vai disputar o play-off de acesso à II Liga. De resto, destaque para a vitória do Caldas por 3-0 sobre o Loures, que permitiu à formação das Caldas da Rainha subir ao quarto lugar e garantir o apuramento para a fase de acesso à Liga 3. No entanto, e como o Sintrense perdeu o dérbi de Sintra frente ao 1º de Dezembro, também o Loures conseguiu manter um lugar que garante o play-off de acesso à Liga 3

Resultados da última jornada:

Alverca-Torrense, 0-0
Caldas-Loures, 3-0
União Santarém-Sacavenense, 1-1
1.º Dezembro-Sintrense, 1-0
Lourinhanense-U. Almeirim, 4-1
Folga: Pêro Pinheiro

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Torreense, 48 pontos (play-off acesso à II Liga);
Alverca, 47 pontos; União Santarém, 33 pontos; Caldas, 30 pontos; Loures, 29 pontos (acesso à Liga 3);
Sintrense, 27 pontos; Sacavenense, 23 pontos; Pêro Pinheiro, 21 pontos (manutenção no CP);
1º Dezembro, 21 pontos; União Almeirim, 15 pontos; Lourinhanense, 12 pontos (descida aos distritais).

SÉRIE G - FECHADA:

O CF Estrela confirmou o primeiro lugar com a vitória sobre o Rabo de Peixe, por 2-1. O Sporting B, que precisava de vencer e esperar uma derrota do emblema tricolor para chegar ao primeiro lugar, não saiu do nulo e acabou em segundo. O grande destaque vai para o final dramático na luta pelo acesso à Liga 3. O Praiense e o Real SC conseguiram a qualificação e o Fontinhas, que terminou com os mesmos 32 pontos dos adversários, ficou de fora dos cinco primeiros lugares por... um golo! Sim, um golo. Com a igualdade pontual das três equipas, foi preciso olhar ao mini-campeonato a três: nos jogos entre elas, o Praiense somou seis pontos, Real SC e Fontinhas cinco, mas o Real teve um saldo de 4-3 em golos e o Fontinhas... 4-4! Emoções fortes também na luta pela permanência, conseguida pelo Sp. Ideal com a vitória sobre o Fabril. A formação da Ribeira Grande beneficiou ainda da derrota do Belenenses B para ultrapassar os azuis no último jogo.

Resultados da última jornada:

Sp. Ideal-Fabril Barreiro, 3-2
Real SC-Sporting B, 0-0
CF Estrela-Rabo de Peixe, 2-1
Fontinhas-Oriental Dragon, 1-0
Praiense-Belenenses B, 4-0
Oriental-Olímpico Montijo, 1-0

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

CF Estrela, 53 pontos (play-off acesso II Liga);
Sporting B, 49; Oriental Dragon, 37; Praiense, 32; Real SC, 32 (acesso à Liga 3)
Fontinhas, 32; Rabo de Peixe, 27; Sp. Ideal, 23 (manutenção no CP)
Belenenses B, 22; Fabril, 21; Oriental, 16; Olímpico Montijo, 16 (descida aos distritais).

SÉRIE H - FECHADA:

Na luta que restava pelo acesso à Liga 3, o Moncarapachense partiu em quinto lugar e manteve-o, apesar do empate com o Amora. O Pinhalnovense, que goleou em Moura por 6-2, evitou a descida aos distritais e quase almejou a fase de acesso à Liga 3 mas, na igualdade pontual, perdeu para o Moncarapachense no confronto direto. Com o triunfo dos de Pinhal Novo, o histórico Lusitano Évora caiu para o nono lugar e para os distritais. Salvaram-se Juventude de Évora e Esperança de Lagos, que se mantém no CP para 2021/2022, tal como o Pinhalnovense. Não houve mudanças nos quatro primeiros lugares.

Resultados da última jornada:

Olhanense-Lusitano Évora, 1-1
Moura-Pinhalnovense, 2-6 
Moncarapachense-Amora, 0-0 
Juventude Évora-Louletano. 1-1
Vitória Setúbal-Aljustrelense, 2-0 
Folgou: Esperança de Lagos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

V. Setúbal, 50 pontos (play-off acesso II Liga);
Amora, 44; Olhanense, 35; Louletano, 34; Moncarapachense, 25 (acesso à Liga 3);
Pinhanovense, 25; Juventude Évora, 24; Esperança de Lagos, 23 (manutenção no CP);
Lusitano Évora, 23; Aljustrelense, 14; Moura, 4 (descida aos distritais).