Com o mercado fechado é altura de fazer o balanço final dos empréstimos na Liga portuguesa. Ao todo, são 26 os jogadores que os três grandes colocam a rodar em clubes da Liga, sendo que o Benfica, com onze, e o Sporting, com dez, são os dominadores, cabendo ao FC Porto colocar apenas cinco jogadores em clubes rivais no campeonato, praticamente um terço do ano passado. 

O corte do FC Porto é a grande nota de destaque nesta análise, já que o Sporting mantém os mesmos dez da temporada passada e o Benfica aumenta de sete para 11. 

Há ainda a registar dois empréstimos de V. Guimarães e Sp. Braga e um do Belenenses. 

Benfica passa de sete para onze emprestados na Liga

O Benfica aumentou o número de emprestados na Liga face à temporada passada. Este ano, são 11 os jogadores que o clube da Luz cedeu a emblemas do seu campeonato, com destaque para o Desp. Aves que recebe três elementos (Carlos Ponck, Salvador Agra e Arango).

Na época passada, no arranque da Liga, o Benfica tinha sete jogadores emprestados em clubes da Liga: Carlos Ponck e Hamdou no Desp. Chaves; Jhon Murillo e Lystsov no Tondela; Nuno Santos no V. Setúbal; César no Nacional; e Oscar Benítez no Sp. Braga.

Pertentencendo aos quatros dos encarnados mas a rodar noutros campeonatos este ano estão mais 19 jogadores: Andre Carrillo (Watford), Aurélio Buta (Antuuérpia), Mato Milos (Legia Gdansk), Dalcio (Rangers), Ivan Saponjíc (Zulte Waregem), Luka Jovic (Eintracht Frankfurt), Talisca (Besiktas), Reinildo, Aires Sousa e Igor Rodrigues (Sp. Covilhã), André Ferreira (Leixões), Cristante (Atalanta), Oscar Benítez (Boca Juniors), Oliver Sarkic (Leeds), Jhon Murillo (Kasimpasa), Dawidowicz (Palermo), Diego Lopes (Panetolikos), Taraabt (Génova) e João Oliveira (Real)

EMPRESTADOS DO BENFICA NA LIGA (11):

André Horta (Sp. Braga)

Yuri Ribeiro (Rio Ave)

Pedro Nuno (Tondela)

Patrick Vieira (V. Setúbal)

João Teixeira (V. Setúbal)

César (V. Setúbal)

Hamdou Elhouni (Desp. Chaves)

Carlos Ponck (Desp. Aves)

Salvador Agra (Desp. Aves)

Arango (Desp. Aves)

Pêpê (Estoril)

FC Porto corta nove empréstimos na Liga

O FC Porto é o caso de maior redução de empréstimos na Liga de uma época para a outra. Se em 2016/17, os dragões tinham 14 jogadores a rodar em clubes da Liga, este ano são apenas cinco.

Só o V. Setúbal continua «cliente» do FC Porto, recebendo este ano Gonçalo Paciência, quando na época passada tinha recebido Mikel e Zé Manuel. O Paços de Ferreira passou de três emprestados (Ivo Rodrigues, Leandro Silva e Gleison), para nenhum. O V. Guimarães (Marega e Hernâni) também não tem nenhum dragão este ano. O Tondela tinha David Bruno e Pité, continua com ambos, mas agora a título definitivo, algo que também aconteceu com Ricardo Nunes no Desp. Chaves. O Nacional, que desceu de Divisão, também começou a época passada com três emprestados do FC Porto (Bolat, Tiago Rodrigues e Victor Garcia). Por fim, Rafa Soares era o último caso, no Rio Ave.

Apesar de só ter cinco jogadores emprestados a clubes da Liga, o FC Porto coloca ainda mais 12 jogadores noutros campeonatos: Boly (Wolverhampton), Adrián López (Deportivo), Suk (Troyes), Rafa (Fulham), Chidozie (Nantes), Raul Gudiño (Apoel Nicósia) Omar Govea (Mouscron), Ivo Rodrigues (Antuérpia), Mikel (Bursaspor), Zé Manuel (Wisla Cracóvia), Leandro Silva (AEL Limassol) e Gleison (Penafiel)

EMPRESTADOS DO FC PORTO NA LIGA (5):

Gonçalo Paciência (V. Setúbal)

Inácio (Portimonense)

João Carlos Teixeira (Sp. Braga)

Rui Pedro (Boavista)

Fernando Fonseca (Estoril)

Sporting com o mesmo número de empréstimos na Liga

Eram dez no ano passado e são dez este ano. O Sporting mantém a linha e volta a colocar uma dezena de jogadores em clubes da Liga.

Na temporada passada, o Belenenses foi o clube que recebeu mais jogadores, esgotando os três disponíveis (Domingos Duarte, Oriol Rosell e João Palhinha). O Moreirense começou a época com Francisco Geraldes e Daniel Podence; o V. Setúbal tinha Ryan Gauld e André Geraldes. Os outros emprestados eram Tobias Figueiredo (Nacional), Heldon (Rio Ave) e Iuri Medeiros (Boavista).

Entretanto, há ainda mais onze jogadores contratualmente ligados ao Sporting a rodar noutros campeonatos. A saber: Luc Castaignos (Vitesse), Slavchev (Legia Gdansk), Lukas Spalvis (Kaiserslautern), Carlos Mané (Estugarda),Fábio Martins (Sp. Covilhã), Fokobo (Real)Guima, Pedro Empis e Guilherme Oliveira (Académica), Jefferson Encada (Olhanense) e Luis Elói (Sintrense)

EMPRESTADOS DO SPORTING NA LIGA (10):

Mama Baldé (Desp. Aves)

Ryan Gauld (Desp. Aves)

Domingos Duarte (Desp. Chaves)

Matheus Pereira (Desp. Chaves)

Jefferson (Sp. Braga)

Leonardo Ruiz (Boavista)

Francisco Geraldes (Rio Ave)

Heldon (V. Guimarães)

André Geraldes (Belenenses)

Oriol Rosell (Portimonense)

Outros empréstimos de clubes da Liga a clubes da Liga

V. Guimarães (2):

Tyler Boyd (Tondela)

Tozé (Moreirense)

Sp. Braga (2):

Joca (Tondela)

Pedro Tiba (Desp. Chaves)

Belenenses (1):

Tiago Silva (Feirense)

 

[artigo atualizado a 1 de setembro; atualização anterior a 28 de julho]