Caiu o pano sobre a Liga 2013/14. O Benfica foi campeão nacional, o Sporting garantiu o segundo lugar, o Olhanense despediu-se do escalão principal e o Paços de Ferreira terá de superar o Desportivo das Aves para continuar por cá. Jackson Martínez foi o goleador da prova. Esses são os dados mais conhecidos.

A história da competição também se fez com números e estes ajudam a entender o que realmente aconteceu ao longo da Liga. O leitor adivinha, por exemplo, quem foi o jogador mais pontuado pelo Maisfutebol? E quem esteve presente em todos os minutos do campeonato? Guarde estes dados para memória futura.

100. O número de pontos de Derley. O avançado do Marítimo atingiu a marca redonda na despedida da prova, com mais um golo para a sua contabilidade oficial. Foi o jogador mais pontuado pelo Maisfutebol, em valores absolutos, superando em cima da meta William Carvalho (Sporting).

3,6. A média de pontos de Evandro. Unidade cerebral do fantástico Estoril, o médio brasileiro apresenta a melhor média da competição. Disputou apenas 27 jornadas (contra trinta de Derley) e, quando esteve em campo, deliciou os jornalistas do Maisfutebol. 

Veja os jogadores Mais pontuados pelo Maisfutebol. 

1334. O número de cartões amarelos mostrados ao longo da competição, para uma média de 6,2 por jogo. Nota ainda para 53 duplos amarelos e um número redondo: 100 cartões vermelhos.

13. Alex Sandro, lateral do FC Porto, viu por 13 vezes o cartão amarelo ao longo da competição. É um recordista em cartolinas amarelas.

3. O número de expulsões de Filipe Anunciação (Paços de Ferreira) e Halisson (Gil Vicente). Ninguém foi mais vezes para a rua que eles. 

 
58.
O pior ataque da era Jorge Jesus foi, ainda assim, o melhor ataque da Liga portuguesa. 58 golos marcados pelo Benfica durante a Liga 2013/14, chegando a uma média próxima dos dois tentos por jogo (1,93).

18. Melhor defesa do campeonato para o Benfica. Neste caso, é um recorde no legado de Jorge Jesus. O novo campeão nacional sofreu apenas 0,6 golos por jogo.

2,37. A média de golos por jogo na Liga 2013/14. Não é brilhante mas chega para justificar a presença em vários estádios. Afinal, não estamos assim tão mal.

193. O número de golos de bola parada ao longo da competição. Importância reforçada para este tipo de lances. 193 golos num total de 569. 

Confira aqui todas as  Estatísticas da Liga.

2700. Apenas dois jogadores totalistas na Liga 2013/14. Dois guarda-redes, naturalmente. Rui Patrício (Sporting) e Ricardo (Académica) estiveram sempre lá, da primeira à última jornada, do pontapé de saída ao apito final. 

5. Os golos marcados pelo Sporting na maior vitória caseira da prova. 5-1 ao Arouca na primeira ronda. É também o número de golos marcados pelo Nacional da Madeira no triunfo mais dilatado fora de portas. Aconteceu na visita ao Paços de Ferreira (0-5), na 28ª jornada.

18. O número de vezes que Marinho (Académica), Serginho (Arouca) e Quintero (FC Porto) atuam como suplentes utilizados na Liga. Nota ainda para Gerso. O extremo do Estoril fez 17 jogos e sempre começando do banco de suplentes. 

 
19. Ricardo Horta abandonou mais vezes o relvado antes do apito final. O extremo do Vitória de Setúbal não terminou 19 dos 28 jogos iniciados. Rodrigo (Benfica) e Artur (Marítimo) foram substituídos 18 vezes.

63.982. No jogo em que garantiu a conquista do título nacional, o Benfica teve a melhor assistência da época, superando o registo anterior na receção ao FC Porto. Perto de 64 mil pessoas nas bancadas do Estádio da Luz para a festa no embate com o Olhanense.